CHIII – Festival de Música Criativa traz o norte-americano Ben LaMar Gay e fusão inédita entre Quartabê e Metá Metá

Portal Nine
metameta_foto_fernando_eduardo_01_Easy-Resize.com
Além de uma série de shows que se espalham gratuitamente por quatro pontos de São Paulo, incluindo Sesc Pinheiros, Tendal da Lapa, Bananal e Biblioteca Mário de Andrade, projeto oferece, ainda, atividades formativas e educativas. Programação acontece em formato presencial e, também, online
 
 
Metá Metá – foto: Fernando Eduardo

Celebrando a arte como uma forma de expressão livre, audaciosa e plural, o CHIII – Festival de Música Criativa chega em sua 4ª edição. Com agenda completamente gratuita, o projeto promove uma série de shows e atividades formativas entre os dias 29 de julho e 6 de agosto.

- PATROCINADO -

Para abrir os caminhos das apresentações ao vivo, Quartabê e Metá Metá, em fusão inédita das bandas, ocupam o Sesc Pinheiros no dia 01/08, terça-feira, às 20h30. Na quinta, dia 03/08, o espaço de arte e cultura Bananal, localizado na Barra Funda, recebe Juliano Gentile,  Valentina Facury e Christophe Rocher (FR) às 21h10. Na noite seguinte, 04/08, Malka Julieta, Sarine e Crizin da Z.O. embalam o Tendal da Lapa. No sábado, na icônica e central Biblioteca Mário de Andrade, às 19h, show do norte-americano Ben LaMar Gay, chamado de “músico visionário” pelo The New York Times. Um pouco depois, às 20h10, Lello Bezerra Quarteto com Marcelo Cabral, Saskia e MNTH comandam o festival. Já no encerramento, que acontece domingo, 06/08, às 20h10, uma performance às escuras. No ‘CHIIIUUU’, o convite é para uma aventura sonora a qual artistas não sabem com quem irão se apresentar e o público não saberá o que vai assistir. O palco dessa apresentação secreta será nas instalações do já citado Bananal.

- PATROCINADO -

“Buscamos explorar novos sons, descobrir talentos emergentes e criar um ambiente propício para a expressão artística. O objetivo é oferecer ao público uma programação diversificada, que estimule a reflexão, a emoção e a conexão através da música criativa”, conta Manoela Wright, responsável pela curadoria, direção artística e idealização do CHIII.

Além deste quentíssimo lineup, o projeto convida as artistas Sanara Rocha, Anelena Toku e Thayná Oliveira para realizar uma residência artística durante o festival. De 31 de julho a 04 de agosto, as musicistas farão imersões em processos criativos para experimentar e desenvolver uma peça. O resultado será apresentado no dia de encerramento da iniciativa, 6/08, às 19h.

Vale destacar que de 29 de julho a 06 de agosto, oficinas educativas levam o público a explorar a música, as artes do corpo e as artes visuais sob um viés contemporâneo. Com o objetivo de desenvolvimento e integração, essas atividades são fechadas para crianças e jovens em formação, passando por universos como “Iniciação à Estética Musical” (Lello Bezerra), “Corpos Nascentes” (Priscila Ribeiro), “Invenção de Brinquedos e Criaturas de Barulho” (Renan Soares) e “Como Fazer um Piano de Banana” (André Zurawski).

Já em “Improvisação com Sopros e Vozes”, as oficinas – agendadas para acontecer do dia 1 a 3 de agosto – serão abertas ao público, com vagas limitadas e inscrições prévias. Romulo Alexis  e Inés Terra ministram as aulas. No final da experiência, alunes e professores realizam uma exibição no dia 04/08, às 19h, no Tendal da Lapa.

Importante destacar que uma das prioridades desta edição é a acessibilidade e inclusão. O CHIII contou com a consultoria do Coletivo Desvio Padrão para implementar medidas e ações que garantam a participação de pessoas com deficiência. Isso inclui áudio descrições simultâneas, programas sonoros para o público cego, tradução em libras, linguagem de sinais e adaptações de mobilidade nos locais das apresentações.

Contemplado pela 6ª Edição de Apoio à Música para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura, o CHIII- Festival de Música Criativa é um brinde à solidez fluída de uma das iniciativas que melhor emoldura a arte experimental no Brasil.

SERVIÇO
4ª edição do CHIII – Festival de Música Criativa
De 29 de julho até 6 de agosto
Entradas GRATUITAS
Classificação Livre

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

01/08 | Terça-feira
Sesc Pinheiros
18h30 – 20h30 – Distribuição de ingressos
20h30 – 21h30 – Quartabê e Metá Metá

03/08 | Quinta-feira
Bananal
19h00 – Abertura da casa
20h00 – 21h00 – Breve apresentação das artistas em residência seguida de abertura do processo
21h10 – 22h00 – Apresentação Juliano Gentile, Valentina Facury e Christophe Rocher (FR)

- PATROCINADO -

04/08 | Sexta-feira
Tendal da Lapa
19h30 – 20h10 – Apresentação do resultado da  oficina “Improvisação com sopros e vozes” com Inés Terra e Romulo Alexis
20h30 – 21h30 – Apresentação Malka Julieta, Sarine e Crizin da Z.O.

05/08 | Sábado
Biblioteca Mário de Andrade
18h00 – Retirada de ingressos na recepção da Mario de Andrade
19h00 – 19h50 – Apresentação – Ben LaMar Gay (US)
20h10 – 21h00 – Apresentação Lello Bezerra Quarteto com Marcelo Cabral, Saskia e MNTH

06/08 | Domingo
18h00 – Abertura da casa
19h00 –  20h00  – Apresentação do resultado da residência artística
20h10 –  21h00 – CHIIIUUU

Saiba mais: https://festivalchiii.com
Acesse o podcast: https://festivalchiii.com/chiado/
Clique aqui para se inscrever na oficina de Improvisação com Sopros e Vozes:  https://festivalchiii.com/2023/oficina-profissionalizante/ + https://forms.gle/tz7pDx33PMESjrVk9

TAGS:
Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: