Violista brasileiro radicado nos EUA, Amaro Dubois dá visibilidade para música erudita latino americana em álbum

Nine
Amaro

“Luz” foi realizado em duo com a pianista chinesa Tingting Yao

- PATROCINADO -

Amaro Dubois se propõe a oferecer luz para dias sombrios em seu novo trabalho, um olhar para a música clássica latino-americana. Brasileiro de origem franco-portuguesa radicado nos EUA, o artista faz um registro emocionante e coeso de obras de diversos países diferentes, mostrando raízes comuns para a música de todo o continente.  O álbum “Luz” foi realizado em formato de duo com a pianista chinesa Tingting Yao, e é um lançamento da Navona Recordings.

- PATROCINADO -

Ouça “Luz”: https://www.navonarecords.com/catalog/nv6491/#listen 

O novo disco vem na esteira do bem recebido “Adoration – Music of The Americas”, álbum lançado pela Spice Classics, de Boston. Agora, Amaro busca ser um holofote para um repertório menos conhecido no cenário global com “Luz”. O disco conta com obras de Edmundo Villani-Cortes, Florence Price, Michael Tippett, Lawrence Brown, William Grant Still, Dimitri Cervo, Heitor Villa-Lobos, José Elizondo e Zequinha De Abreu.

Elogiado por seu “máximo comprometimento e sensibilidade com as diversas vozes dos compositores” (Fanfare Magazine), Amaro Dubois tornou-se conhecido por seu trabalho de expansão e popularização do repertório para viola por meio de projetos colaborativos no Brasil e na América do Norte. Recentemente, Amaro se destacou como membro da  Pensacola Symphony Orchestra (Flórida) e como “guest artist” dando aulas na Universidade da Geórgia, bem como a Orquestra Iris em Germantown-Memphis, onde foi premiado com uma bolsa sob a orientação do diretor musical e maestro Michael Stern para as temporadas de 2019 a 2021. 

Nascido e criado no Norte Fluminense, Amaro tem uma ampla experiência no ensino do violino e viola e no treinamento de câmara. Ele ministrou masterclasses para as Shelby County Schools em Memphis, e foi membro do corpo docente da Memphis Music Initiative, uma organização com a missão de investir na juventude por meio do engajamento musical transformador, criando oportunidades igualitárias para jovens negros e pardos na capital do Tennessee. Ele também atuou como professor e treinador de câmara para festivais de música, incluindo o Tennessee Valley Music Festival (2019). 

Em 2021, ele foi convidado a concluir sua pesquisa de doutorado na Universidade de Nevada e atuar como assistente de ensino. Recentemente, Dubois ganhou o primeiro prêmio na competição ArtsLab da Universidade da Geórgia (UGA) e recebeu o prêmio Presidential Award Fellowship para as temporadas de 2022-2026, onde estará trabalhando em dois novos projetos de gravação. Anteriormente, ele obteve seu Master of Music in Viola Performance pela University of Alabama com o Dr. Jacob Adams, e seu Bacharelado em Música em Viola Performance com especialidade em Música de Câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. 

Dubois ganhou recentemente vários concursos na Europa, como World Classical Music Awards Gold Prize Winner, 1º lugar na categoria Música Moderna (música de câmara acima dos 26 anos), 2º lugar no Kings Peak International Music Competition em 2021 e foi finalista no 4º lugar na categoria profissional de Viola no London Classical Music Competition em Londres, Reino Unido.

Amaro Dubois atualmente se apresenta com uma incrível viola feita em 1870 pelo renomado luthier Otto Erdesz. Agora, o músico se volta para o futuro da música erudita e de câmara com um olhar plural, diverso e de reconhecimento por compositores cujo trabalho merece ainda mais destaque. Nos próximos meses ele prepara uma turnê pela Europa e dois álbuns: “Sonatas Americas – one sonata from each America”, com leituras de composições de todas as partes do continentes e “The Voice of Viola”, com composições inéditas compostas para Amaro.

 “Luz” está disponível em todas as plataformas de música.

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: