Unimed Sorocaba celebra Dia do Hospital

Portal Nine
Hospital Unimed Sorocaba_2_Easy-Resize.com

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de julho como Dia Mundial do Hospital, visando homenagear os serviços essenciais prestados pelas instituições hospitalares e promover anualmente o debate de assuntos pertinentes à área pela sociedade.

- PATROCINADO -

A palavra hospital deriva do latim “hospitalis” e significa hospitalidade e acolhimento.  Com base nesse conceito, a OMS define as funções básicas de um hospital como promover a cura de doentes, prevenir doenças e contribuir para a educação e as pesquisas médicas.

- PATROCINADO -

De acordo com a diretora técnica do Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro, Priscila Garber, o Dia Mundial do Hospital é uma data muito importante e que deve ser lembrada. “O ambiente hospitalar nos remete a alguns retratos e valores marcantes da jornada humana. Temos vários exemplos, como a chegada de um recém-nascido saudável ou a fé e perseverança dos pais diante da evolução de um bebê prematuro na UTI por meses; o renascimento de pacientes que, graças ao último ato de amor realizado por um doador, recebem um novo órgão. No hospital ocorrem reconciliações familiares, quando um ente querido está gravemente enfermo; despedidas diante da terminalidade da vida nos agravos crônicos ou nas súbitas perdas causadas por acidentes. Por esses e outros motivos o Dia do Hospital não deve passar em branco”, ilustra.

Segundo a diretora, a equipe do Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro tem muitos motivos para comemorar. “Totalizamos 1.007 transplantes de córneas, 305 de fígado, 6 duplos de fígado e rim, 34 renais, 367 de medula óssea autólogo e 52 ósseos. Apenas no último ano foram mais de dois mil bebês que nasceram em nossa maternidade. Contamos com o auxílio de inovações tecnológicas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátrica e adulta, ampliando a neuro proteção aos pacientes mais críticos”, comenta.

Durante a pandemia da Covid-19 o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro teve 2893 pacientes internados com alta hospitalar. “Foram inúmeras medidas e esforços nesse período de grave crise sanitária mundial, no contexto mais crítico triplicamos nossa capacidade de leitos de UTI com toda estrutura necessária, o que foi primordial para os bons resultados obtidos”, ressalta.

Fundado em 1996, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro é hoje um centro de referência em cirurgias de diversas complexidades, com adesão a protocolos e boas práticas que permeiam a cirurgia segura.  “No final de 2022, foi conquistado novamente o selo de reacreditação da JCI (Joint Commission International), ratificando o compromisso com os mais elevados padrões internacionais de segurança e qualidade nos cuidados centrados no paciente. O Hospital conta ainda com outras importantes certificações, como a HIMSS 7 (Healthcare Information and Management Systems Society), tornando-o destaque entre os hospitais digitais, o PADI (Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem) do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e o PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos), conferindo qualidade, segurança e sustentabilidade também nas áreas diagnósticas”, completa Dra. Priscila.

A diretora destaca ainda que o Hospital está em contínua ampliação física e tecnológica, sendo as equipes constantemente treinadas, na busca de melhorias e soluções aos desafios diários.

“Nos hospitais encontramos profissionais que escolheram cuidar de pessoas nos seus mais difíceis momentos, seja através da elaboração da primeira refeição após jejum prolongado, no primeiro banho ao despertar da sedação, no planejamento terapêutico diário com toda equipe assistencial, na realização dos procedimentos cirúrgicos ou nos longos e por vezes agitados plantões nas UTIs. São diversos os setores hospitalares, cada um com suas particularidades: Cuidados Intensivos; Hemodinâmica; Centro de Transplantes; Internação; Centro Obstétrico; Day Clinic; Endoscopia; Centro de Diálise; Centro de infusão oncológica; Emergência e Salas Cirúrgicas Inteligentes com equipamentos de alta definição e precisão, Laboratório e Imagem com processos automatizados, além de outras áreas de apoio: Hospitalidade, Nutrição, Engenharia, Limpeza, etc.”, conclui a médica.

 

Sobre a Unimed Sorocaba

Considerado o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, a Unimed do Brasil é formada por 341 cooperativas. Juntas, elas congregam 118 mil médicos, 18 milhões de beneficiários e 135 hospitais próprios. A Unimed Sorocaba insere-se no grupo classificado como de grande porte, por ter em sua carteira mais de 120 mil clientes diretos, além de outros 87 mil atendidos via intercâmbio. A cooperativa conta com diversos pontos de atendimento como o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro, o Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS), Intercâmbio, Unidade Avançada Zona Norte (atendimento assistencial e Pronto Socorro 24h localizado no Shopping Cidade), Unidade Iguatemi (atendimento assistencial e comercial localizado no shopping Iguatemi Esplanada) e Unidade JK, além de 3 farmácias e um Centro de Distribuição de Medicamentos. A cooperativa também conta com pontos de atendimento nas cidades de Boituva, Piedade e Porto Feliz.

Atualmente, a instituição é formada por mais de 1.100 cooperados e mais de 2.800 colaboradores. O Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro é um dos mais modernos e qualificados das 135 instituições hospitalares do Sistema Unimed Nacional. Por essa razão, é considerado uma referência, sendo capacitado para cirurgias de alta complexidade, inclusive oito tipos de transplantes de órgãos, como coração, fígado, medula óssea, entre outros.

- PATROCINADO -
TAGS:
Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: