Barracão da Vó abre inscrições para cursos teatrais e oficinas temáticas gratuitas

Nine
AulasTeatro2

Os interessados em ter uma vivência do universo cênico podem se inscrever a partir do próximo sábado

- PATROCINADO -

O grupo teatral Barracão da Vó – Circo e Teatro realiza o projeto “O Processo Colaborativo na construção cênica teatral – Oficinas e apresentações”, que irá proporcionar cursos e oficinas culturais gratuitas ao público sorocabano no segundo semestre de 2023. O projeto contemplado pela LINC – Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba 2022, abre as inscrições a partir do próximo sábado, 1 de julho. Serão disponibilizadas 20 vagas para cada módulo. 50% das vagas são reservadas para mulheres, pessoas transgêneras, não binárias, pretas, pardas, indígenas e amarelas. Caso haja vagas remanescentes, serão abertas ao público geral. Não é necessário experiência prévia.

- PATROCINADO -
As aulas serão oferecidas pelos profissionais do grupo Barracão da Vó de Sorocaba-SP, que tem mais de 16 anos de atuação no resgate cultural da cidade e as aulas realizadas no "Teatro Escola Mario Persico", no Centro, se iniciam no dia 5 de agosto para a turma de adultos e no dia 8, é a vez dos adolescentes.  

Abaixo a descrição de cada disciplina:

Interpretação, teoria teatral, improvisação e montagem teatral – Rodrigo Cintra – diretor do grupo Barracão da Vó
Oficina de palhaço tradicional e gags – Alexandre Malhone do Circo Guaraciaba
Expressão vocal e canto – Alba Fortes – professora, cantora do grupo madrigal e atriz
Jogos populares – Priscila Maldonado – atriz e produtora do Barracão
Criação de Cenografia – Santiago Ribeiro – artista plástico e cenógrafo do Barracão
Jogos teatrais – Edneu Abud – ator e palhaço do Barracão e professor de teatro e circo na escola Usinarte
Criação de figurinos – Talita Santos – figurinista do Barracão da Vó e professora de corte e costura
Cada curso terá carga horária de 48h no total, mais 4h de ensaios e duas apresentações de conclusão ao final de três meses, permitindo, assim, uma imersão mais profunda nos temas abordados.

O diretor e gestor cultural do Barracão da Vó, Rodrigo Cintra, diz que esse é um sonho antigo e que está muito feliz com a realização. “Há muitos anos, o público que assiste aos nossos espetáculos sempre nos pergunta se oferecemos aulas regulares. Finalizamos a primeira parte do projeto no neste mês. Vamos novamente nos dedicar, neste segundo semestre, entregando toda a nossa vivência de anos nos palcos”. De acordo com ele, o grupo ministrará aulas dentro de uma grande diversidade temática na linguagem teatral e suas segmentações. “Desta forma, a população pode imergir no campo dos estudos artísticos teatrais, utilizando as técnicas do processo colaborativo”, completa.

Cintra explica ainda que cada facilitador irá ministrar aulas nas funções que realizam na construção de seus espetáculos. “A proposta é que nós compartilhemos o nosso conhecimento com o público geral, ensinando-os o nosso ofício.”

Oficinas temáticas

Além de cursos regulares, o “Barracão” ministrará oito oficinas temáticas a partir de agosto, com duração de seis horas, sendo três aulas de 2h cada e pode ser feita por qualquer pessoa a partir de 12 anos, sem limite de vagas. São elas: expressão vocal e canto, palhaço tradicional e gags , criação de cenografia e criação de figurinos.
Os alunos e alunas poderão optar por fazer o curso, que inclui obrigatoriamente as disciplinas das oficinas temáticas ou apenas as aulas das oficinas técnicas. Certificados serão distribuídos no final do projeto para quem tiver 70% de presença.

Horários

A turma de adultos será aos sábados das 14h às 18h. Já as oficinas serão a partir das 16h. Já o grupo formado por adolescentes terá aulas às terças das 14h00 às 18h00 e as oficinas começam às 16h00.

Os interessados podem se inscrever, a partir de sábado, neste link: https://docs.google.com/forms/d/1iuqUH6KW2A3JzZ4J1iYi68K7Ng7dwsDhr8gsVuCimIY/edit Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail barracaodavo@gmail.com ou pelo telefone (15) 988014217.

Primeiro semestre
O projeto que iniciou em março de 2023, surpreendeu em relação a quantidade de interessados e de inscrições. Contou com duas turmas, uma de adolescentes e outra de adultos, que apresentaram ao público nos dias 17 e 18 de junho, dois espetáculos de conclusão. Algumas alunas e alunos tiveram a oportunidade de “pisar no palco” pela primeira vez. “Foi lindo e emocionante”, descreveu Cintra. Quem quiser assistir os espetáculos gratuitamente basta acessar o canal do You Tube do grupo https://www.youtube.com/c/BarracãodaVó

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: