Apartamentos históricos para se hospedar no Centro de São Paulo

Nine
c3438355-4c6c-4ae3-8251-fbb577f406d1.jpg
O centro de São Paulo é um verdadeiro suco de Brasil: pulsante, contraditório, belo, decadente, sempre fascinante. E por ali não param de surgir bares, baladas, restaurantes e prédios “retrofitados”. A arquitetura é, sem dúvida, um dos pontos altos, principalmente levando em conta a quantidade de arranha-céus de gosto duvidoso que vêm sendo erguidos nos últimos tempos em outras regiões da cidade. Um programa excelente é justamente passar a noite em um dos edifícios icônicos em pleno centrão. Forasteiros poderão ter uma das experiências urbanas mais interessantes da América Latina. Moradores de outras regiões da capital sentirão que estão viajando mesmo sem sair da cidade (e fato é que os apartamentos também são muito buscados por paulistanos como alternativas aos motéis). Listamos aqui quatro edifícios históricos na plataforma Airbnb que tornarão sua experiência única.

- PATROCINADO -

EDIFÍCIO COPAN

A “onda” é simplesmente o edifício mais icônico da metrópole. Projetado por Oscar Niemeyer na década de 1950, abriga mais de mil apartamentos de dimensões variadas. Ao lado do Edifício Itália e próximo à Praça da República, o térreo tem o tradicional restaurante Bar da Dona Onça, o bar Fel e a livraria Megafauna, que para além do ótimo acervo divide espaço com o restaurante Cuia, da chef Bel Coelho. Desde 2009, um projeto idealizado por Judson Sales e batizado de Airbnb no Copan vem reformando imóveis no edifício até então vazios para transformá-los em apartamentos de aluguel de temporada. Atualmente, o negócio conta com mais de 35 unidades, um time de atendimento e limpeza e até uma recepção no térreo aos moldes de um hotel, onde é feito o check-in. Os apartamentos listados a seguir fazem parte do pool.

- PATROCINADO -

Apartamento do Caio Braz

Continua após a publicidade

Se você curte design de interiores e segue todos os canais de decoração no Insta, então o apartamento do jornalista e apresentador Caio Braz pode ser o seu número. A unidade não está sempre disponível para locação porque o Caio mora ali, mas quando ele estiver viajando, o que não é raro, o lugar pode ser seu. A vista, quando comparada a outras do edifício, não é o que mais impressiona. O que surpreende está da porta para dentro, que é o design do arquiteto Maurício Arruda, responsável pela impecável reforma do apê de 100m² (dá para assistir ao diário da obra no Youtube). Além de várias peças decorativas de artistas nordestinos, o imóvel possui mimos como aquecedor de toalhas e uma privada importada do Japão com assento aquecido. Das soluções criativas que são marcas de Maurício, chama a atenção a integração dos ambientes, a iluminação do lavabo e o segundo quarto que tem um piso lindo e pode servir também de home office. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Muito agradável, lindo! Já acompanhava pelas redes a reforma deste apê, foi um achado poder se hospedar nele. Informações impecáveis, cuidado com limpeza, agilidade nas informações, nos proporcionou de cortesia um late check out que foi ótimo, só recomendo!” – Luis Gustavo, março de 2023.

O Airbnb acaba de anunciar mudanças em sua plataforma. Maior empresa de aluguel de temporada do mundo, a startup divulgou pelo menos 50 novos recursos e melhorias com base nos feedbacks de hóspedes e anfitriões. Uma ferramenta nova e bastante funcional é a que mostra “Distância dos pontos de interesse” – você procura por um ponto turístico e a plataforma mostra a distância entre a atração e a hospedagem.

Estúdio inspirado em Gal Costa

No andar mais alto do Copan, esse estúdio foi projetado pela arquiteta Yanaina Mella tendo como inspiração Gal Costa. Letras imortalizadas na voz da cantora foram pintadas acima do rodapé do quarto, como Barato Total, e em uma das paredes do banheiro – você pode cantar Baby enquanto estiver tomando banho ou atendendo aos chamados da natureza. E o tropicalismo também se faz presente nos diversos vasos de plantas. A lista de comodidades inclui uma seleção de livros de autores brasileiros, luzes controladas por comando de voz e um projetor de 100 polegadas. A cozinha é compacta e há uma pequena mesa para refeições ao lado do janelão com uma vista de arrancar o fôlego para o centrão. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Apartamento com uma vista sem igual! Compacto, mas com tudo o que você precisa para ter um estadia cômoda e boa. O projetor é ótimo para poder assistir filmes e séries. Recomendo e espero voltar em breve” – Carolina, fevereiro de 2023.

Apartamento com vista para o pôr do sol

A vista para o pôr do sol é o diferencial desse apartamento no 27º andar do Copan, que manteve as vigas de concreto aparentes para compor a decoração industrial. A cama de casal fica de frente para um projetor que pode ser recolhido e assim não atrapalha a vista para os arranha-céus quando não estiver sendo usado. Ao lado, há um sofá acolchoado que pode servir de cama para um hóspede extra. A cozinha é pequena e completa. Há também uma banheira de imersão que alcança os seus 40°C (“não é um banho pelando, especialmente em dias de inverno mais intenso”, diz o anúncio). Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Hospedar-se no Copan é uma das melhores formas de vivenciar a essência de São Paulo. Mais do que um edifício, é um organismo vivo. Os cafés, lojas e livrarias são muito amigáveis e trazem um senso de comunidade ao prédio. O estúdio é muito legal, com uma vista de São Paulo que não dá para se cansar. Judson e a equipe de gerenciamento nos deram muito suporte, com dicas, recomendações e nos ajudando em qualquer necessidade. Segurança em São Paulo é algo que você precisa estar atento na maioria das vezes e eles fornecem um lugar que te faz sentir seguro” – Filipe, fevereiro de 2023.

Estúdio em vermelho

Um aramado pintado de vermelho faz as vezes de armário e integra os ambientes do estúdio estreito e comprido. A cama fica de frente para a janela e, logo atrás dela, há uma mesa para fazer as refeições e uma mini cozinha com pia, microondas, chaleira e frigobar. A surpresa é o banheiro aberto, com um chuveiro e uma banheira. Apenas a pia e o vaso sanitário ficam mais reservados, atrás de uma porta de vidro. A configuração da planta permite que, de qualquer lugar do estúdio, seja possível assistir a um filme ou série no projetor de 100 polegadas acoplado logo acima da janela. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Ótima acomodação. Moro em São Paulo, mas quis sair de casa por um dia e foi muito bom. O ambiente é lindo, as instruções com relação à utilização de todo os equipamentos do espaço eram super bem explicadas e a limpeza, impecável. Já quero voltar” – Carol, fevereiro de 2023.

EDIFÍCIO MIRANTE DO VALE

Assinado pelo engenheiro Waldomiro Zarzur e pelo arquiteto Aron Kogan, o Mirante do Vale foi construído no início da década de 1960 e durante décadas manteve o título de prédio mais alto da capital paulista, com incríveis 170 metros. Ele perdeu o posto em setembro de 2022 para o Edifício Platina 220, no Tatuapé, mas a diferença é mínima: o novato é somente dois metros mais alto. Dividido entre andares residenciais e comerciais, o Mirante do Vale ganhou em 2021 o Sampa Sky, com duas cabines de vidro que se debruçam para fora dos janelões. O arranha-céu fica quase ao lado do Germaine Burchard, sobre o qual falaremos a seguir, e está em frente ao Viaduto Santa Ifigênia e ao Vale do Anhangabaú – a grande esplanada sob a qual corre o rio homônimo passou por uma reforma nos últimos anos e ganhou uma programação cultural intensa, com música ao vivo, rodas de capoeira, aulões de dança, apresentações circenses e exibições de filmes, além de ser ponto de encontro de skatistas e patinadores. Consulte a programação no site do Novo Anhangabaú.

- PATROCINADO -

Apartamento boho com vista

Do 33º andar do Mirante do Vale é possível avistar até a serra em dias de céu claro – visual valorizado pelo janelão que vai do chão ao teto. A decoração segue o estilo boho, com um balanço de macramê pendurado no teto e cestarias decorando as paredes. Além do banheiro, há um único cômodo que integra a cama, de frente para a televisão, e um sofá-cama. Tem ainda cozinha com micro-ondas, frigobar e uma pequena mesa com três cadeiras. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “A estadia foi maravilhosa, recomendo muito. O lugar é aconchegante e confortável, a limpeza é impecável, o quarto é limpo e bem decorado, tem diversos utensílios na cozinha e de higiene no banheiro. A vista é ótima e a cama é super confortável. Além de tudo, o Bruno, proprietário do local, foi muito atencioso e me auxiliou sempre muito bem e rápido” – Douglas, fevereiro de 2023.

Apartamento-floresta

O apartamento de 70m² é, digamos, uma experiência imersiva: a sensação é a de estar em um local que foi “engolido” pela natureza, tamanha a quantidade e variedade de plantas da Mata Atlântica que surgem para todos os lados e estão nos cantos mais inusitados, como atrás do vaso sanitário ou entre as teclas de uma máquina de escrever vintage. Utilizado também como espaço para eventos e cenário para ensaios fotográficos, o apartamento não possui muitos móveis. Além da cama, há duas pequenas mesas, algumas cadeiras, poltronas e uma cozinha industrial, toda de inox. Há dois janelões que emolduram lindamente o Farol Santander. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Um espaço único no coração da cidade. Lugar perfeito pra recarregar as energias criativas. Charly e Flabia são super atenciosos. Perguntem qual restaurante eles recomendam ali perto” – Felipe, dezembro de 2022.

Apartamento moderno com hidromassagem

A decoração do apartamento é para quem gosta do estilo industrial: há parede de tijolos à mostra, teto de concreto, tubulações à vista, móveis de metal e muito tons de preto e cinza. Em um único ambiente fica a cozinha compacta, a mesa para refeições, o sofá de couro, a cama e o grande destaque do imóvel, que é uma banheira de hidromassagem para duas pessoas bem de frente para a janela, com vista matadora para o Farol Santander. Outras comodidades são a Smart TV e a Alexa integrada ao Spotify. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Sem palavras pra esse apartamento! Impecável em todos os detalhes, uma vista de tirar o fôlego, tudo muito organizado e limpo! Check-in super rápido e fácil de entrar e sair do prédio. Tem uns comércios embaixo, então nem precisei sair do prédio pra comprar algumas coisas.” – Beatriz, fevereiro de 2023.

Loft charmoso

Ao entrar no loft, a primeira coisa que se vê é a pequena cozinha com um charmoso frigobar vintage, cafeteira Nespresso, balcão de madeira e que é demarcada por porcelanato no chão todo colorido e estampado. Mais adiante, uma parede azul-marinho emoldura o sofá de couro marrom, que fica de frente para a cama de casal. Presa a um suporte no teto, a televisão pode ser girada para assistir séries tanto no sofá quanto na cama. A vista da janela é para o Viaduto Santa Ifigênia. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Adorei, voltarei mais vezes. Fiz várias coisas no Centro pois era perto de tudo! Única desvantagem é não ter ar condicionado, mas tem ventilador e climatizador. De resto, tudo limpo e aconchegante” – Joice, fevereiro de 2023.

EDIFÍCIO GERMAINE BURCHARD

O icônico edifício art déco leva o nome da condessa Germaine Burchard, que encomendou a sua construção na década de 1930. Desde aquela época, ele não passa despercebido no centro de São Paulo pelas varandas arredondadas e cor-de-rosa e, na década de 1950, chegou a ser transformado em hotel. As antigas suítes foram convertidas em imóveis residenciais na virada do milênio, quando o edifício passou a ser chamado oficialmente de Marian. A construção passou por um retrofit em 2010 que manteve o charme do prédio, mas acrescentou comodidades como piscina, sauna e lavanderia comunitária. O Viaduto Santa Ifigênia e o Mirante do Vale estão logo em frente e são menos de dez minutos de caminhando até a Galeria do Rock e ao Sesc 24 de Maio (evite fazer o percurso depois do anoitecer).

Loft

O pequeno apartamento possui em um mesmo cômodo cama de casal, bicama, mesa para refeições e uma cozinha compacta com geladeira, microondas, forno elétrico, cooktop de duas bocas e os utensílios básicos. O banheiro é todo de ladrilho verde. A porta balcão se abre para a pequena varanda com duas cadeiras de onde é possível ver o Farol Santander e o Edifício Martinelli. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Ficamos por aproximadamente uma semana, eu e meu namorado. Foram dias bem tranquilos, o local tem fácil acesso a diversos eventos culturais e a partir de lá se pode chegar facilmente a uma variedade de pontos turísticos da cidade de São Paulo. Há restaurantes e locais para comer bem próximos. O ambiente é bem aconchegante e acolhedor, o que contribuiu muito para os dias maravilhosos que tivemos. O apartamento é muito bem equipado e fica num prédio de arquitetura muito interessante” – Samanta, janeiro de 2023.

Estúdio com vista para a torre da igreja

O destaque do apartamento é a varanda arredondada bem de frente para a torre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Logo em frente fica uma mesa com duas cadeiras e a cama de casal de frente para uma pequena televisão. A pequena cozinha fica no corredor de entrada e possui geladeira, fogão, microondas e um balcão para fazer as refeições. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Adorei os dias que fiquei no apartamento. O local é super charmoso, a vista, lindona, e os anfitriões, atenciosos e gentis. Espaço bem equipado e seguro. Muito prático pra quem busca conhecer um pouco mais a região do centro histórico. Já recomendei pros amigos” – Greici, novembro de 2022.

EDIFÍCIO VIADUTOS

Com uma cobertura que se vê de longe, o prédio foi idealizado por Artacho Jurado, responsável pela construção de diversos edifícios residenciais que se tornaram ícones da cidade como o vizinho Planalto e também os belíssimos Piauí, Cinderela e Parque das Hortênsias, todos em Higienópolis. Finalizado em 1956 com oito diferentes plantas, o Viadutos passou por uma restauração em 2014 que recuperou a sua fachada. Fica em frente ao Viaduto 9 de Julho e está próximo da Praça da República, que vem ganhando novidades nos últimos tempos. Bons exemplos são a Livraria Eiffel, de livros de arquitetura, o Cineclube Cortina, com festas e exibições de filmes, o À Mercê, um bar de vinhos, e o mix de baladinha e karaokê Tokyo. Clássicos como o Terraço Itália e o Bar do Estadão, que vende um famoso pernil, também estão por perto, assim como a Galeria Metrópole, que não para de abrir novas lojas (quem fica no Copan está ainda mais perto dos lugares aqui citados).

Apartamento romântico

O delicado apartamento aposta em tons de rosa e azul-turquesa, tijolos pintados de branco, tapetes felpudos e quadros com estampas florais para compor uma decoração moderna e romântica. No espaço amplo e integrado há uma cozinha americana, um sofá-cama de futon e uma cama de casal. Para completar, há uma convidativa varanda com vista para outros prédios do Centro. Não há televisão. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Localização ótima, prédio lindo, funcionários do prédio prestativos e muito queridos, chuveiro bem quentinho, decoração belíssima… Até a louça é impecável. Victor esteve o tempo todo auxiliando e respondendo todas as minhas dúvidas e necessidades. Cama gostosa e limpeza inquestionável! Ter uma lava e seca na fria São Paulo foi um luxo! Mas a mulher que viaja sozinha clama por uma televisãozinha para assistir antes de dormir.” – Bianca, setembro de 2022

Apartamento com três quartos

Ideal para quem viaja em grupo, o apartamento é o único da lista que possui três quartos: dois com camas de casal e um com uma cama de solteiro. A sala de estar possui uma televisão de tela plana grande e móveis modernos. A cozinha, integrada, tem tudo o que é necessário para cozinhar em estadias mais longas. Lavandaria com máquina de lavar e varanda espaçosa completam o espaço. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Lugar bem localizado, bem cuidado e muito bonito. O acesso ao terraço foi a cereja no bolo, com vista de 360°” – Felipe, fevereiro de 2023.

Leia tudo sobre São Paulo

Busque outras opções de hospedagem em São Paulo pelo Airbnb

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: