Lábios ressecados: veja causas, cuidados e dicas de hidratação

Nine
CNN Brasil

- PATROCINADO -

Diante da oscilação de temperatura, a pele tende a apresentar o aspecto mais ressecado. Com isso, a hidratação e manutenção precisam de cuidados redobrados.

- PATROCINADO -

Especialmente por ser uma das mais finas, a pele dos lábios sofre um impacto maior e mais visível, causando rachaduras e, em alguns casos, até feridas.

 

Indo além da baixa umidade do ar, outros fatores podem estimular o quadro, conforme explica a dermatologista Ana Beatriz Schmidt à CNN.

“O ressecamento nos lábios pode ser devido a uma desidratação por baixa ingesta de água ou de líquidos, mas também existem medicamentos e doenças sistêmicas que podem fazer esse sintoma aparecer, assim como alguns produtos de uso tópico no rosto, por exemplo, ácidos que, em contato com os lábios potencializam esse efeito”, conta.

Os sintomas, segundo apresenta o médico dermatologista Lucas Miranda, podem variar em gravidade e incluir uma série de manifestações desconfortáveis.

“Inicialmente, muitas pessoas notam sensação de aperto nos lábios, como se estivessem secos e desidratados. Esse aperto pode ser acompanhado por uma sensação de rigidez, especialmente ao abrir ou fechar a boca”, relata.

“À medida que o ressecamento progride, os lábios podem começar a descamar, apresentando pequenas áreas de pele seca que se solta. Essas áreas, inclusive, podem ser particularmente notáveis ao redor da linha dos lábios. A descamação pode ser leve no início, mas pode progredir para rachaduras mais visíveis e profundas”, acrescenta.

Prevenindo e evitando o ressecamento

“A prevenção do ressecamento dos lábios consiste em ingerir bastante líquido. Também contamos com produtos hidratantes labiais que são específicos para essa região, não necessariamente a manteiga de cacau, já que ela não tem esse poder tão hidrante”, reforça Ana.

Lucas também acrescenta uma rotina de cuidados adequados.

- PATROCINADO -

“Isso inclui aplicar regularmente um protetor solar com FPS e evitar lamber os lábios. Embora pareça uma solução temporário, a ação, na verdade, os desidrata ainda mais. A saliva contém enzimas que podem irritar a pele sensível dos lábios e, quando a saliva evapora, ela leva consigo a umidade dos lábios, deixando-os mais secos do que antes”, alerta.

A maquiagem pode ser prejudicial?

Ana diz que o uso de uma maquiagem muito livre de óleo, com toque muito seco, por exemplo, pode piorar o ressecamento.

“Vale dizer que a utilização de uma maquiagem muito antiga, fora do prazo de validade, principalmente batons, também podem provocar o quadro”, afirma.

Ajuda dermatológica e dicas para manter a hidratação

Ambos contam que a ajuda profissional deve entrar em ação quando os sintomas persistirem apesar dos cuidados em casa ou, ainda, se houver sinais de infecção, como pus ou crostas.

Aplique regularmente um protetor labial hidratante com FPS;Beba bastante água para manter a hidratação corporal;Evite lamber os lábios e morder as peles soltas;Proteja os lábios do vento e do frio com lenços ou cachecóis, por exemplo;Evite produtos labiais irritantes e opte por produtos formulados com ingredientes hidrantes como óleo de coco ou vitamina E;Evite o uso incorreto de maquiagens no local;Evite sol em excesso.

 

Fonte: CNN

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Divulgação

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em:

Nine Receba notificaçoes de novas histórias, notícias e experiências.
.
Ativar Notificações