Curta-metragem “HUDI-FEDEGOSO-ROCHA” conta história de um dos maiores artistas do circo-teatro nacional

Nine
SAVE_20240513_212634_Easy-Resize.com

Filme foi exibido em sessões gratuitas, na cidade de Votorantim (SP), e está disponível para a rede pública nos próximos seis meses. Após o período, filme vai concorrer a festivais

- PATROCINADO -

A estreia do curta-metragem “HUDI-FEDEGOSO-ROCHA”, uma homenagem à vida e obra de Hudi Rocha, reuniu artistas, amigos, familiares e curiosos sobre a vida do lendário palhaço Fedegoso. As sessões gratuitas aconteceram nos dias 3 e 4 de maio. Ao longo dos próximos seis meses, o filme está disponível para a rede municipal de educação de Votorantim (SP).

- PATROCINADO -

Guilherme Telli, idealizador, roteirista e diretor do curta, conta que a ideia é incentivar a exibição para a população local. “Estaremos à disposição para ir até as escolas, promover bate-papos e tirar dúvida sobre a produção do filme e a história do Hudi. Nem todo mundo sabe que a família Guaraciaba é daqui, da Vila Garcia, levar esse conhecimento é importante. Trabalhamos quatro anos neste projeto, espero que todos gostem e chorem, riam, se emocionem e aprendam sobre a cultura popular da nossa região”.

O curta seria uma homenagem em vida, com o próprio Hudi em cena, porém o protagonista faleceu em julho de 2023. Ediméia Rocha, atriz e artista circense, casada com Hudi por 54 anos, participou da exibição. Ela relata que o marido viveu a vida do jeito que quis. “Esse era o prazer dele, estar no meio da cultura, estar no palco, estar com os amigos dele. Ele dizia ‘eu vou morrer feliz, porque eu fui um pobre que fiz o que eu quis’, e é isso mesmo que a gente leva não é!?”.

A exibição teve apoio da Secretaria de Cultura de Votorantim. “Colocamos na tela a história do nosso querido Fedegoso e queremos multiplicar isso nas escolas. Só temos a agradecer ao Guilherme por ter produzido esta obra e registrado o legado dessa figura incrível”, agradeceu Marcelo Domingues, Secretário de Cultura do município.

O diretor, que já recebeu prêmios em festivais pelo Brasil e pelo mundo com outras produções, conta que o filme não vai ficar só na região. “O curta tem 29 minutos, o que para muitos festivais é um média-metragem. Pretendemos fazer um segundo corte para chegar em 20 minutos e rodar os festivais. Nesse momento, resolvemos manter os detalhes, era importante mostrar para a família e para os amigos, é um filme muito afetivo e pessoal, mas que tem potencial para conquistar o mundo”. Ainda segundo ele, em um ano, o material estará disponível para todos nas redes sociais.

Mais de 80 anos de carreira

HUDI-FEDEGOSO-ROCHA retrata os 80 anos de carreira do eterno palhaço Fedegoso e seu intérprete, Hudi Rocha, que dedicou toda sua vida à arte e é considerado um dos maiores artistas do circo e do circo-teatro brasileiro.

O projeto foi construído por meio dos depoimentos de outros artistas e familiares que fizeram parte da trajetória do palhaço, inclusive das três últimas remanescentes da Velha Guarda do Circo-Teatro Guaraciaba: a própria, Guaraciaba Malhone, filha do proprietário do circo, o Palhaço Pirolito; Iracema Cavalcante, que fez diversos duetos com o Hudi, como a Palhaça Fedegosa; e dona Ediméia Rocha, atriz, artista circense e esposa do Hudi.

A produção do curta também contou com depoimentos emocionantes de Hudson Rocha, filho de Hudi e também palhaço; dos amigos Renato Augusto Borges e Dionísio Zangalli; além de imagens de arquivo que retratam momentos da trajetória de Hudi.

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Divulgação

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em:

Nine Receba notificaçoes de novas histórias, notícias e experiências.
.
Ativar Notificações