Conheça história do pinguim Zé, que conquistou praia famosa do Rio, mas morreu envenenado

Nine
Pinguim-faz-sucesso-no-Arpoador-mas-morre-ao-comer-baiacu.png

- PATROCINADO -

Um visitante diferente fez uma passagem breve nas águas cariocas. O pinguim Zé, como foi apelidado pelos banhistas, chegou ao Arpoador, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã de quinta-feira (29).

- PATROCINADO -

“Quando nós o encontramos ele já estava completamente adaptado e os banhistas tiravam selfies. Ou seja, parecia que ele já estava ali fazia um tempo”, conta Ricardo Gomes, diretor do Instituto Mar Urbano, uma organização não governamental que trabalha com o propósito de gerar e compartilhar conhecimento sobre o ambiente marinho, para a CNN.

A equipe do Instituto estava no local tentando fotografar baleias jubartes que, nessas semanas, fazem um trajeto passando pelo corredor entre o Arpoador e as Ilhas Cagarras, que podem ser avistadas das praias da zona sul.

Amigável, nadou próximo as pessoas na praia, mas, infelizmente, segundo Ricardo, Zé morreu após comer dois baiacus, peixe venenoso e que causa uma das mais graves formas de intoxicação por animais aquáticos.

O Zé era um pinguim-de-magalhães, também conhecido como naufragado e pato-marinho. É um pinguim sul-americano característico de águas temperadas e de temperaturas entre 15°C e abaixo de 0°C, mais comum na Patagonia e Ilhas Malvinas, por exemplo.

“Ocasionalmente, alguns deles podem se desviar de suas rotas migratórias e acabar nas praias cariocas, como o Zé”, explica Gomes. Nesta época, a migração é para o norte, para fugir da queda de temperaturas e buscar comida. Mesmo com o desvio, eles são capazes de retornar ao seu bando.

O corpo foi resgatado pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP).

Zé no momento em que consegue caçar um dos baiacus / André Cecília / Instituto Mar Urbano

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: