Como aumentar a imunidade no outono? Veja dicas de especialistas

Nine
CNN Brasil

- PATROCINADO -

Os dias mais frios e secos, típicos do outono, fazem com que os casos de gripes e resfriados aumentem. Isso porque, com temperaturas amenas, as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados contribuindo para que os vírus se propaguem com maior facilidade.

- PATROCINADO -

“O ar frio e seco irrita as mucosas respiratórias, como o nariz, garganta e brônquios, fazendo com que aumentem as doenças respiratórias. Esse processo irritativo inflama as mucosas e favorece a entrada do vírus”, explica Marcello Bossois, alergista e coordenador do projeto Brasil Sem Alergia.

Além das chamadas gripes comuns, os quadros alérgicos, como rinite, sinusite e faringite, também tendem a se intensificar nessa época do ano.

Idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e problemas cardiovasculares, são consideradas mais vulneráveis e podem ter agravamentos na saúde devido a essas doenças. Por isso, eles requerem uma atenção a mais.

“É importante lembrar que essas infecções, se não tratadas, podem evoluir para doenças mais graves, como rinossinusite aguda, otite média aguda e pneumonia“, afirma Priscilla Campos, alergista e imunologista.

Ela ainda alerta que “as crianças também são um público que requer maior atenção, pela imaturidade do sistema imunológico, por não terem feito algumas vacinas ainda e também pelo risco de bronquiolite, que aumenta no outono e inverno.”

Dor de cabeça, febre, nariz congestionado e cansaço são alguns dos sintomas das gripes e resfriados.

Estar atento à alimentação e manter hábitos saudáveis, como atividade física, e ter uma boa noite de sono, são importantes para aumentar a imunidade e diminuir as chances de ficar doente.

Veja 9 dicas para melhorar sua imunidade

Alimentação: Invista em uma alimentação saudável rica em frutas, legumes e vegetais, que são boas fontes de vitaminas. As frutas que mais possuem vitamina C são: laranja, limão e kiwi. Já os legumes e vegetais com mais vitaminas são o que possuem cor verde-escura, como espinafre, brócolis, couve e almeirão.Beba água: a ingestão de água ajuda a manter as células do sistema imunológico saudáveis e a eliminar toxinas do corpo.Evite industrializados: alimentos congelados, como pizzas, e fast food contêm muitos conservantes e outras substâncias que contribuem para baixar a imunidade do corpo.Evite álcool: o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode comprometer o sistema imunológico, deixando-o mais vulnerável e menos eficaz no combate às infecções.Hábitos saudáveis: mantenha hábitos saudáveis, como tempo de sono adequado e exercícios físicos.Tome sol: é aconselhável ficar até 30 minutos exposto ao sol todos os dias, já que ele é a principal fonte de vitamina D. Isso deve ser feito até as 10h ou depois das 16h. A vitamina D é fundamental para o fortalecimento das defesas do sistema imunológico.Vitaminas: vale a pena sempre investir em reposição das vitaminas C, D e zinco. Isso influencia diretamente a melhora da imunidade humoral e celular, diminuindo a incidência de diversas doenças.Cuidado com o estresse: o estresse crônico pode enfraquecer o sistema de defesa do corpo. Por isso, é importante praticar atividades que ajudem a reduzir esse estresse, como meditação, ioga ou até mesmo respirar profundamente.Vacinação: uma das principais formas de prevenir doenças infecciosas é através da vacinação. A vacina da gripe pode ser encontrada gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde) e é recomendada para todos os públicos, incluindo bebês acima de seis meses.

- PATROCINADO -

Fonte: CNN

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Divulgação

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em:

Nine Receba notificaçoes de novas histórias, notícias e experiências.
.
Ativar Notificações