CNN Brasil

Veja dicas e cuidados para manter os cabelos saudáveis no inverno

Nine

O inverno brasileiro começou nesta quinta-feira (20), exigindo um olhar atento para os cabelos. Diante da nova estação, com temperaturas baixas e clima seco, é preciso adaptar a rotina de cuidados para que os fios permaneçam saudáveis e hidratados.

À CNN, o médico tricologista João Gabriel Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Cabelo, explica que além do aspecto mais ressecado, as madeixas costumam cair mais durante a temporada fria. Segundo ele, mudanças naturais e externas também podem afetar o ciclo de crescimento.

“A queda brusca da temperatura resseca o couro cabeludo, podendo deixar a área mais irritada, ‘vermelha’ e com caspa. A falta de sol nesse período também pode diminuir a vitamina D, importante para estimular os folículos”, afirma.

Quanto aos fatores externos, há destaque para a lavagem dos cabelos com menos frequência, uso de água mais quente, ferramentas de calor com mais constância e o uso de acessórios como gorros e chapéus — que podem causar fricção e aumento na quebra dos fios.

Cinco cuidados com os cabelos no invernoLave o cabelo com frequência: o excesso de oleosidade pode agravar a queda dos fios. Além disso, prefira a água morna à quente. Ainda assim, não se esqueça de usar máscaras hidratantes e condicionadores que ajudam a manter a umidade dos fios e previnem a queda;Cuidado com o uso exagerado de acessórios: usar chapéus e gorros por muito tempo, irá “abafar” o couro cabeludo, estimulando ainda mais as glândulas sebáceas. Se for usar, priorize aqueles que são forrados com tecidos suaves;Vitaminas: o uso de vitamínico capilar pode ajudar a manter o nível das vitaminas e nutrientes em dia, especialmente a vitamina D. Alimentos ricos em outras vitaminas e minerais, como A, C, E, biotina e zinco, são essenciais para a saúde do cabelo;Durma com o cabelo seco: jamais durma com ele úmido, seque-o e não esqueça do protetor térmico;Consumo de água: beba bastante água, em qualquer estação o consumo regular de água ajuda a manter os fios mais saudáveis.Sinais de alerta

João Gabriel também reforça que, ao notar sinais como perda diária dos fios acima do normal, ou seja, mais que cem fios, por muito tempo, é necessário buscar por ajuda médica especializada.

Alterações no couro cabeludo como coceira intensa, vermelhidão, descamação intensa, ou redução significativa no volume e histórico familiar de alopecia (calvície) também exigem cuidados.

Veja abaixo uma playlist de músicas para curtir no inverno

Fonte: CNN

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: