Usuários de Roacutan dizem que remédio afina o nariz; médicos explicam por que isso acontece – Notícias

Nine
Usuarios-de-Roacutan-dizem-que-remedio-afina-o-nariz-medicos.jpeg

- PATROCINADO -


- PATROCINADO -



Circula no TikTok uma quantidade de vídeos em que pacientes que utilizaram o medicamento Roacutan (isotretinoína oral ou ácido 13-cis-retinóico) para o tratamento contra a acne, relatam que o remédio, não apenas serviu para o tratamento dermatológico, como, “de brinde”, ganharam uma “rinoplastia” como um dos efeitos colaterais do uso.










Afinal, o medicamento pode realmente afinar o nariz?


De acordo com a dermatologista Maria Paula Del Nero Dermatologista, da Clínica Healthy Dermatologia, em São Paulo, a impressão desse afinamento do nariz acontece porque o remédio é um derivado sintético da vitamina A, que atua nas glândulas sebáceas, reduzindo a inflamação local e a produção de sebo. 


Com essa ação, as glândulas, que estão aumentadas pela inflamação gerada pela acne, acabam voltando ao tamanho normal, dando a impressão que o nariz foi afinado. 

- PATROCINADO -


Viviane Scarpa, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), afirma, inclusive, que alguns cirurgiões plásticos utilizam a medicação após cirurgias de rinoplastia, pois acreditam que diminuiria mais rápido o processo inflamatório e as glândulas sebáceas do nariz. Assim, os efeitos cirúrgico poderiam ser notados mais rapidamente. 


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


As especialistas ressaltam que o medicamento não deve ser utilizado com esse intuito. 


Viviane alerta que a recomendação do uso do Roacutan é apenas para o tratamento de acne moderada a grave, sendo receitada por dermatologistas e com venda autorizada apenas sob apresentação de receituário especial. 


“O uso da isotretinoína oral também é amplamente conhecido por nós dermatologistas nos casos de rejuvenescimento, rosácea, dermatite seborreica, hidradenite supurativa, alopecia fibrosante frontal e pitiriase rubra pilar, mas todas essas indicações são “off label”, ou seja, não estão recomendadas na bula”, completa a dermatologista da SBD. 





Elas lembram que o medicamento pode ter alguns efeitos colaterais, como o ressecamento dos lábios, olhos e mucosa nasal, podendo provocar sangramentos; alterações no fígado devido sua metabolização pelo órgão; aumento do colesterol; dores musculares; alterações de humor; e efeito teratogênico (anormalidades no feto), tendo a recomendação de que mulheres que façam a utilização do remédio não engravidem durante o tratamento e podendo engravidar apenas 30 dias após a finalização do uso. 


Conheça 10 curiosidades sobre vitaminas e minerais que podem ajudar (ou não) a sua saúde:



Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: