Seios, bumbum e cabeça de Ozempic: o que esses efeitos colaterais têm em comum?

Nine
Seios-bumbum-e-cabeca-de-Ozempic-o-que-esses-efeitos.jpg

- PATROCINADO -

Depois de o termo “cabeça de Ozempic” ter viralizado nas redes sociais, supostos novos efeitos colaterais do medicamento para diabetes ganharam popularidade nas últimas semanas: os “seios e bumbum de Ozempic“. Esses termos, relatados nas redes, dizem respeito à diminuição no tamanho das nádegas e das mamas após o uso do remédio. Mas, afinal, esses efeitos realmente acontecem? E o que eles têm em comum?

- PATROCINADO -

De acordo com o cirurgião plástico Thiago Morais, mudanças no contorno corporal e da mama têm sido, sim, observadas em pacientes que sofreram um emagrecimento muito rápido devido ao uso do medicamento. Isso acontece porque a semaglutida, principal componente do Ozempic, ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, promovendo a sensação de saciedade mais prolongada e, consequentemente, levando à perda de peso.

“O tecido mamário é composto de glândula, mas, também, tem uma parte importante de gordura”, explica o especialista à CNN. “Algumas mulheres apresentam uma maior porcentagem de gordura do que de glândula nas mamas. Então, quando elas tomam Ozempic, têm essa restrição alimentar e perdem peso muito rapidamente, esse compartimento de gordura mamária esvazia, o que leva à flacidez. É um efeito parecido a uma pós-bariátrica”, completa.

O mesmo pode acontecer com o bumbum. “Os glúteos são constituídos por músculos e células gordurosas, que dão sustentação a ele. Quando as pessoas emagrecem muito rápido, elas perdem músculo e perdem o volume de célula gordurosa nos glúteos. Ou seja, ela perde duas sustentações: a gordura e o músculo. Isso leva a uma flacidez muito acentuada”, explica a endocrinologista Elaine Dias J. K., PhD em endocrinologia pela USP e metabologista, à CNN.

É esse mesmo emagrecimento acelerado que também pode levar ao efeito que ficou conhecido popularmente como “cabeça de Ozempic”, que é caracterizado pela desproporcionalidade da cabeça em relação ao resto do corpo.  Ricardo Barroso, endocrinologista e diretor da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo), explica que isso está associado à perda de massa muscular causada pelo rápido emagrecimento.

“Essa questão da desproporcionalidade entre rosto e corpo acontece pela perda de massa muscular, causada pelo rápido emagrecimento. Isso dá a sensação do resto do corpo estar mais magro do que a cabeça. Então, tudo tem a ver com a falta de massa muscular e de estrutura da composição corporal”, afirma o endocrinologista em matéria publicada anteriormente na CNN. Além disso, a rápida perda de peso também pode causar flacidez no rosto, condição apelidada de “rosto de Ozempic”.

Como evitar a flacidez relacionada ao rápido emagrecimento?

Conforme explica a endocrinologista, em toda forma de emagrecimento, — seja através do uso de medicamentos à base de semaglutida, ou através de uma dieta ou cirurgia bariátrica — é importante manter a musculatura durante esse processo. “O ideal é, realmente, emagrecer de forma mais devagar, ter a ingesta adequada de proteína e de água e praticar atividade física. Ou seja, continuar sempre mantendo hábitos saudáveis“, orienta J.K.

Para isso, o acompanhamento de um profissional especializado, como nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista, é fundamental para o emagrecimento saudável. “A endocrinologista irá ajudar a calcular a dosagem da semaglutida para não ter uma perda de peso muito rápida. É importante que essa perda de peso seja paulatina e gradual para proteger contra os impactos na mama e no bumbum”, acrescenta Morais. “Nos casos em que os efeitos incomodam muito o paciente, podem ser feitas cirurgias estéticas na mama e nos glúteos”, completa.

Por que o Ozempic emagrece?

O Ozempic, medicamento da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, é composto pela semaglutida, uma droga da classe dos análogos do hormônio GLP-1. Ele atua na secreção da insulina pelo pâncreas, que exerce um papel importante na regulação da glicose no sangue. No entanto, a semaglutida também ajuda a promover uma maior sensação de saciedade, podendo atuar no processo de emagrecimento.

- PATROCINADO -

Inclusive, existe um outro medicamento à base de semaglutida que é indicado para o tratamento da obesidade, o Wegovy, que foi aprovado pela Anvisa em janeiro de 2023.

“Ambos os medicamentos são seguros para a perda de peso. A única diferença é a canetinha. A caneta do Ozempic vai até 1 mg e a caneta do Wegovy vai até 2,4 mg, porque estudos mostraram que a semaglutida em uma dose maior é mais efetiva para a perda de peso do que uma dose de até 1 mg, como é o caso do Ozempic”, explica J.K.

A semaglutida atua diretamente na secreção de insulina pelo pâncreas, ajudando a regular o nível de glicemia. Por isso, ela é indicada para o tratamento de diabetes tipo 2. No caso do emagrecimento, a molécula ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, promovendo uma sensação de saciedade mais prolongada. Além disso, o análogo do GLP-1 também atua no sistema nervoso central, nas vias de regulação do apetite.

Efeitos colaterais do Ozempic

Em nota enviada anteriormente à CNN, a Novo Nordisk diz que não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off-label de seus medicamentos, ou seja, em desacordo com a bula, e tampouco a automedicação. A empresa afirma que efeitos adversos são consequências diretas do uso do medicamento e não são necessariamente graves ou ruins. Segundo a Novo, distúrbios gastrointestinais, como a náusea, foram os efeitos adversos mais frequentes relatados, sendo a maioria de intensidade leve e não levando à interrupção do tratamento.

A companhia diz ainda que o paciente deve buscar acompanhamento médico para minimizar os efeitos colaterais. Comer porções menores, parar quando se sentir satisfeito, evitar frituras e comidas gordurosas, manter-se hidratado e evitar consumo de álcool podem minimizar essas reações, diz a empresa.

Fonte: CNN

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Divulgação

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em:

Nine Receba notificaçoes de novas histórias, notícias e experiências.
.
Ativar Notificações