Polícia Federal prende 83 pessoas que não recadastraram armas no prazo

Nine
policia_federal_pf_07.jpg

- PATROCINADO -

A Polícia Federal (PF) prendeu 83 pessoas que se declaravam colecionadores, atiradores e caçadores (CACs), mas que não recadastraram armas dentro do prazo estabelecido pelo governo federal, em 3 de maio. Naquele mês, foram 50 detidos e, na semana passada, mais 33.

- PATROCINADO -

Segundo dados do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), 933 mil armas foram recadastradas dentro do prazo. As que não foram regularizadas estão ilegais, com propensão a serem apreendidas e os donos presos.

Até o momento, foram duas fases da operação Day After (dia seguinte, em tradução literal), da Polícia Federal, que é encarregada de identificar os CACs.

Na última quinta-feira (29), policiais federais cumpriram 33 prisões e apreenderam 11 armas de fogo.

A maior quantidade de prisões foi na região Sudeste. Foram seis em Minas Gerais, quatro em São Paulo e uma no Espírito Santo.

Na região Norte foram sete prisões: três no Tocantins, duas em Rondônia e duas no Pará.

As prisões são decorrentes do cumprimento de mandados de prisão por diversos crimes graves, tais como atos terroristas, homicídio, estupro, roubo, extorsão e tráfico de drogas.

As regiões Sul e Nordeste tiveram seis prisões, cada. Paraná com quatro, Rio Grande do Sul com uma, Santa Catarina com uma; Maranhão com três, Alagoas com uma, Paraíba com uma e Pernambuco com uma.

Segundo a PF, a existência de mandado de prisão quebra o requisito da idoneidade para obtenção do porte de arma de fogo, por isso estão sendo adotadas medidas de apreensão cautelar de armamentos e documentos encontrados, para posterior processo de cassação de porte ou registro de arma de fogo.

A PF também vai comunicar o Exército Brasileiro para cassação das autorizações concedidas aos CACs.

Após o término do prazo de recadastramento de armas de fogo, encerrado no último dia 3 de maio, a PF prendeu até o momento 147 CACs, proprietários de armas de fogo e vigilantes.

- PATROCINADO -

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Divulgação

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em:

Nine Receba notificaçoes de novas histórias, notícias e experiências.
.
Ativar Notificações