Volume dois da trilogia do projeto eletrônico NSLOD chega às plataformas digitais
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hvpnK_-hDEI
Liderado pelo produtor, compositor e multi-instrumentista Alcides Honório Júnior, Garfield, o NSLOD apresenta a série Muzik Xperimentz
Muzik Xperimentz #2, do projeto NSLOD (No Space Left On Device), está disponível nas plataformas digitais. Detalhe: duas décadas separam o volume dois do inaugural da trilogia, iniciada em 2003. “Desde o início a ideia era lançar três discos. Não com uma distância de tempo tão grande entre eles”, conta o produtor, compositor e multi-instrumentista Alcides Honório Júnior, o Garfield, responsável pela experimentação sonora.
“Há uma grande similaridade entre os volumes. O dois é uma continuidade. Tanto que a faixa de abertura, ‘Lost and Found’, resgata as intenções do primeiro volume”, diz ele, lembrando que o suporte físico daquelas 14 composições iniciais era um CD cuja edição limitada foi distribuída pela gravadora Trama.
“Passado o lançamento do álbum, continuei compondo e gravando. As músicas ficaram prontas por volta de 2007. Contudo, só consegui retomar as atividades – escolha de repertório, capa, masterização etc – em 2021”, diz.
Atuando, também, como gerente de tecnologia da informação e arquitetura de softwares, o artista afirma que a diferença reside na eleição de outros programas e instrumentos. “Toquei um pouco de bateria e, ao invés do Fruitloops, utilizei o Reason na elaboração dos beats. O título da faixa três – ‘Transition (FL to RSN)’ – remete ao processo de transição do FL (Fruitloops) para o RSN (Reason)”, explica.
No decorrer deste novo conjunto de temas – “Warming Up”, “Drums and Bass”, “Long Distance”, “Jazz”, “Quadrinho pra lá”, “Joystick”, “Floating in The Sky”, “Old Cables, Deep Feelings”, “Guitarra nova”, “Ensaio geral” e “Xperiment #X”, esses dois últimos com a colaboração de Flanicx nos beats -, o autor visita as searas mais reflexivas da música eletrônica e a sonoridade de acento shoegaze. Algo muito coerente com o próprio trajeto artístico. Afinal, em meados dos anos 1990, Garfield integrou o duo Dead Birds Wanna Fly e o grupo Comespace, ambos de Osasco, cidade da região metropolitana de São Paulo, e produziu a coletânea “Don’t Be Afraid My Son (Brazilian Indie Scene Compilation #01)”
“Durante a década de 1990, eu trabalhava com um gravador de quatro canais, com fita cassete. Atualmente, as possibilidades tecnológicas são infinitas, porém, como eu sempre digo, o que faz a boa música é a criatividade, não os equipamentos”, afirma o compositor, salientando que, após todo trabalho de feitura, um amigo de longa data, Thácio Palanca, divide com ele a masterização do volume dois.
Além da parte musical, Garfield produziu clipes para todas as faixas, resultando num grande webclipe. “Fiz as imagens desse e de mais 2 clipes com um drone, na praia de Itacoatiara em Niterói/RJ. Depois editei e finalizei no software Adobe Premiere, trabalhando com bastante saturação de cor e o filtro “mosaic”, para obter o aspecto “pixel art” – comentou ele.
Já o futuro Muzik Xperimentz #3 deve ganhar as ruas, ou melhor, as plataformas, em breve. “A conclusão da trilogia está em andamento”, garante.