EUA aprovam pílula anticoncepcional sem necessidade de prescrição médica

Nine
EUA-aprovam-pilula-anticoncepcional-sem-necessidade-de-prescricao-medica.jpg

- PATROCINADO -

A Food and Drug Administration (FDA), agência dos Estados Unidos semelhante à Anvisa, aprovou nesta quinta-feira (13) a pílula anticoncepcional Opill para estar disponível sem receita – o primeiro medicamento contraceptivo de “venda livre” nos EUA.

- PATROCINADO -

“A aprovação de hoje marca a primeira vez que um contraceptivo oral diário sem receita será uma opção disponível para milhões de pessoas nos Estados Unidos”, disse a Dra. Patrizia Cavazzoni, diretora do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA, em um comunicado.

“Quando usado de acordo com as instruções, a contracepção oral diária é segura e espera-se que seja mais eficaz do que os métodos anticoncepcionais sem receita atualmente disponíveis na prevenção da gravidez indesejada”, acrescentou.

A Opill é uma “minipílula” que usa apenas o hormônio progesterona.

Seu fabricante, Perrigo, chamou a ação da FDA de um “marco” e um “salto gigantesco para o empoderamento das mulheres” em um comunicado.

Ele disse que a empresa está comprometida em tornar a pílula “acessível e econômica para mulheres e pessoas de todas as idades”.

“A aprovação de hoje é uma expansão inovadora para a saúde da mulher nos EUA e um marco significativo para atender a uma necessidade não atendida de acesso a anticoncepcionais”, disse Frederique Welgryn, vice-presidente global de saúde da mulher da Perrigo.

Não está claro quando o Opill estará disponível nas lojas.  A FDA diz que cabe a Perrigo determinar o cronograma e o preço do medicamento.

A agência tem enfrentado pressão para permitir que o Opill seja vendido sem receita por parte de legisladores e também de prestadores de serviços de saúde.

Em uma declaração nesta quinta, a agência abordou o aumento do acesso reprodutivo para mulheres e adolescentes.

“A disponibilidade sem receita da Opill pode reduzir as barreiras de acesso ao permitir que os indivíduos obtenham um anticoncepcional oral sem a necessidade de consultar primeiro um profissional de saúde. Quase metade das 6,1 milhões de gestações nos EUA a cada ano não são intencionais.”

- PATROCINADO -

“Gravidezes indesejadas têm sido associadas a resultados maternos e perinatais negativos, incluindo probabilidade reduzida de receber cuidados pré-natais precoces e aumento do risco de parto prematuro, com resultados neonatais, de desenvolvimento e saúde infantil adversos associados. A disponibilidade de Opill sem receita médica pode ajudar a reduzir o número de gestações indesejadas e seus potenciais impactos negativos”, disse o FDA no comunicado.

Vídeo – Agência dos EUA permite que pílulas abortivas sejam vendidas em farmácias

Agência dos EUA permite que pílulas abortivas sejam vendidas em farmácias | CNN NOVO DIA

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”saude” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”AltcohAZX3g”

Um estudo recente mostrou que ficou mais difícil para as mulheres acessar serviços de saúde reprodutiva de forma mais ampla – como exames de rotina e controle de natalidade – nos últimos anos.

Cerca de 45% das mulheres enfrentaram pelo menos uma barreira aos serviços de saúde reprodutiva em 2021, um aumento de 10% em relação a 2017. Quase 19% relataram pelo menos três barreiras em 2021, acima dos 16% em 2017.

Um grupo de conselheiros do FDA recomendou em maio que o Opill fosse aprovado para uso sem receita.

A medicação deve ser tomada à mesma hora todos os dias para ser eficaz. A pílula não deve ser tomada por quem tem, ou já teve, câncer de mama, alerta o FDA.

Alguns efeitos colaterais comumente experimentados durante o uso de Opill são “sangramento irregular, dores de cabeça, tontura, náusea, aumento do apetite, dor abdominal, cólicas ou inchaço”, de acordo com a agência.

Fonte: CNN

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: