Empanada de Sardinha é uma explosão de sabores em cada pedacinho!

Nine
shutterstock_672521782.jpg

- PATROCINADO -
Empanada de Sardinha é uma explosão de sabores em cada pedacinho!
Empanada de Sardinha

Experimente uma explosão de sabores com nossa Empanada de Sardinha! Uma massa crocante e dourada envolve um recheio suculento de sardinhas delicadamente temperadas, cebola caramelizada, tomates frescos e azeitonas que acrescentam um toque de sofisticação. Cada mordida revela uma combinação irresistível de texturas e um sabor inesquecível. Essa receita tradicional é perfeita para surpreender seus convidados em qualquer ocasião ou simplesmente desfrutar como um petisco delicioso. Prepare-se para encantar seu paladar e se render ao prazer de saborear uma verdadeira obra-prima culinária!

- PATROCINADO -

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de manteiga gelada, cortada em cubos
  • 1/4 de xícara de água gelada
  • 2 latas de sardinha em óleo, escorridas
  • 1 cebola média, picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1 tomate médio, sem sementes, picado
  • 1/4 de xícara de azeitonas verdes picadas
  • 1/4 de xícara de azeitonas pretas picadas
  • 1/2 colher de chá de orégano
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 ovo batido (para pincelar)

O modo de preparo desta receita é bem simples e tenho certeza que se seguir ele passo a passo vai conseguir fazer sua receitinha, vai ficar maravilhosa.

MODO DE PREPARO

  1. Primeiramente, em uma tigela, misture a farinha de trigo e o sal. Adicione a manteiga gelada e, com as pontas dos dedos, vá esfarelando até obter uma textura de farofa.
  2. Então, adicione a água gelada aos poucos, amassando levemente até formar uma massa homogênea. Embrulhe-a em plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos.
  3. Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite até ficarem dourados. Adicione o tomate picado e refogue por mais alguns minutos.
  4. Desse modo, acrescente as sardinhas escorridas, as azeitonas verdes e pretas picadas, o orégano, o sal e a pimenta. Misture bem e cozinhe por cerca de 5 minutos. Reserve para esfriar.
  5. Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média).
  6. Em seguida, abra a massa em uma superfície enfarinhada com a ajuda de um rolo. Corte círculos de massa com um cortador ou um copo, com aproximadamente 12 cm de diâmetro.
  7. Coloque uma colher de sopa do recheio de sardinha no centro de cada círculo de massa. Dobre a massa ao meio, formando uma meia-lua, e pressione as bordas com um garfo para selar.
  8. Transfira as empanadas para uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga. Pincele a superfície das empanadas com o ovo batido.
  9. Logo após, leve as empanadas ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 25 minutos, ou até que fiquem douradas e crocantes.
  10. Retire as empanadas do forno e deixe-as esfriar um pouco antes de servir. Elas podem ser apreciadas quentes ou em temperatura ambiente.
  11. Por fim, sirva as empanadas de sardinha como aperitivo ou acompanhadas de salada, proporcionando uma deliciosa refeição.

Por fim, gostou dessa receita?

Temos então Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por fim o Youtube!

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: