Apenas 15 minutos de treino pode fortalecer imunidade, sugere estudo

Nine
CNN Brasil

- PATROCINADO -

Um treino rápido, de apenas 15 minutos, e de intensidade moderada pode ser o suficiente para fortalecer sua imunidade. É o que indica um estudo apresentado no American Phisiology Summit, em Long Beach, na Califórnia. O evento é a principal reunião anual da American Physiology Society (APS) e aconteceu entre os dias 4 e 7 de abril.

- PATROCINADO -

De acordo com o estudo, um treino rápido e moderado pode aumentar os níveis de células assassinas naturais, chamadas NK (“natural killers“). Essas células são um tipo de glóbulo branco e atuam como uma defesa de primeira linha no sistema imunológico. Sua função é buscar e eliminar células infectadas — incluindo células cancerígenas — do corpo, e elas podem fazer isso sem ter exposição prévia aos patógenos (como acontece com os anticorpos).

 

Pesquisas anteriores já tinham mostrado que o exercício físico pode aumentar os níveis de células NK na corrente sanguínea, aumentando a imunidade.

Neste novo estudo, um grupo de 10 voluntários com idades entre 18 e 40 anos se exercitou em uma bicicleta ergométrica por 30 minutos em intensidade moderada. Os pesquisadores coletaram sangue dos voluntários antes da sessão de ciclismo e novamente nas marcas de 15 e 30 minutos.

A equipe descobriu que os níveis de células NK no sangue aumentaram após 15 minutos de exercício, mas não atingiram níveis mais elevados após 30 minutos do exercício.

“A mobilização de mais destas células pode proteger o corpo contra infecções, reduz a probabilidade de desenvolver certas doenças e ajuda a melhorar os resultados das doenças, controlando as infecções de forma mais eficaz”, explicou Rebekah Hunt, candidata a doutoramento na Universidade de Houston e primeira autora do estudo, em comunicado.

De acordo com os autores do estudo, esse potencial reforço no sistema imunológico pode ser particularmente notável em pessoas com câncer, uma vez que as células NK podem destruir células tumorais. Além disso, os resultados podem ser motivadores para pessoas se exercitarem mesmo tendo pouco tempo livre no dia a dia.

“Nossos resultados não apontam para uma vantagem clara em termos de aumento de células NK na corrente sanguínea por exercitar-se por mais de 15 minutos em intensidade moderada”, completou Hunt.

Fonte: CNN

- PATROCINADO -
Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Divulgação

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em:

Nine Receba notificaçoes de novas histórias, notícias e experiências.
.
Ativar Notificações