Spotify dos anos 80: o que é Walkman e como o aparelho funcionava?

Nine
07114622787141.jpg

- PATROCINADO -

Para os usuários do Spotify acostumados com suas facilidades, o Walkman pode parecer uma solução pré-histórica. No entanto, vale ressaltar que este aparelho de som revolucionou a experiência de consumir música, influenciando diretamente na maneira em que nos comportamos hoje em dia.

- PATROCINADO -

Para entender mais sobre este dispositivo eletrônico e sua importância, confira o artigo que o TecMundo preparou, a seguir;

O que é um Walkman?

O Walkman foi lançado no mercado em 1979, pela empresa japonesa Sony, sendo o primeiro dispositivo de música portátil. O modelo tinha um único objetivo de reproduzir música e consistia em um leitor de fitas K7, acompanhado de um par de fones de ouvido estéreo que funcionava à base de duas pilhas comuns – sem a necessidade de fios.

O Walkman foi o precursor do consumo de música individual e portátil.O Walkman foi o precursor do consumo de música individual e portátil.Fonte:  GettyImages 

Lançado primeiramente no Japão, o modelo chegou aos Estados Unidos por US$ 150 (R$ 738 na cotação atual), sendo considerado um artigo de luxo. Algumas pessoas dizem que sua ideia surgiu de Masaru Ibuka, um dos fundadores da empresa. Outras afirmam que o aparelho foi criado pelo coordenador do setor de áudio da Sony, Nobutoshi Kihara, para Akio Morita, outro sócio da companhia.

Como funciona um Walkman?

Para ouvir músicas em seu Walkman, os usuários deveriam gravar as faixas desejadas em uma fita cassete – que consistia em um padrão de fita magnética utilizada para a gravação de áudio, lançada em 1965.

O reprodutor de músicas acompanhava uma fita cassete que permitia armazenar até uma hora de áudio. No entanto, o primeiro modelo não possuía opções de avançar ou voltar as faixas, de maneira que era preciso a fita inteira antes de voltar para o início.

A fita cassete, ou K7, era utilizada para gravar áudios que poderiam ser reproduzidos em toca-fitas ou nos aparelhos de som dos carros, por exemplo.A fita cassete, ou K7, era utilizada para gravar áudios que poderiam ser reproduzidos em toca-fitas ou nos aparelhos de som dos carros, por exemplo.Fonte:  GettyImages 

A gravação do áudio era realizada através da reprodução de discos de vinil ou diretamente das rádios. Vale ressaltar que as fitas cassete foram o primeiro dispositivo a permitir a mixagem de músicas, ou seja, a capacidade de reunir faixas de diferentes origens em um único lugar.

Como o Walkman revolucionou o consumo de música?

Para quem cresceu nos anos 80, o Walkman foi um dispositivo revolucionário e apresentou uma nova forma de se relacionar com a música. O aparelho de áudio da Sony inaugurou não só o consumo de música portátil, mas o conceito de apreciar a música de maneira individual.

Até então, os aparelhos disponíveis eram o toca-discos, gravador, rádio e as boomboxes – grandes caixas de som acompanhadas de rádio e toca-fitas. Ou seja, a música era apreciada de maneira compartilhada – mesmo sem querer.

- PATROCINADO -

O Walkman inaugurou o conceito de consumo de música individual, que hoje é tão comum.O Walkman inaugurou o conceito de consumo de música individual, que hoje é tão comum.Fonte:  GettyImages 

Com a chegada do Walkman, a experiência musical se tornou pessoal e exclusiva, permitindo que as pessoas pudessem se fechar em seu mundinho e apreciar a sua seleção musical, através dos fones de ouvido. Dessa maneira, o dispositivo de áudio rapidamente se tornou uma febre, principalmente entre os jovens.

Além disso, a K7 permitiu que os consumidores criassem suas próprias coletâneas, o que auxiliou na difusão de novos estilos musicais, como o punk e o hip-hop. Na época, a prática foi mal vista pelas gravadoras, já que os jovens estavam copiando em cassete os LPs que pegavam emprestados.

Cenas memoráveis com o Walkman

O aparelho icônico protagonizou cenas memoráveis nos cinemas, demonstrando a experiência de ouvir música sozinho e em qualquer lugar. Confira quatro aparições do Walkman que foram eternizadas nas telonas, a seguir;

1. Uma Linda Mulher (1990)

Em Uma Linda Mulher (1990), Vivian (Julia Roberts) aparece utilizando uma versão mais moderna do Walkman pertencente à linha esportiva da marca. A cena demonstra a jovem imersa na música “Kiss”, enquanto está na banheira, e não percebe Edward (Richard Gere) se aproximando.

2. Psicopata Americano (2000)

Em Psicopata Americano (2000), Patrick (Christian Bale) chega ao escritório enquanto ouve “Walking On Sunshine” em seu Walkman, revelando a ironia do personagem. Além disso, a cena se tornou alvo de memes em que a música original é substituída por outros hits.

3. Guardiões da Galáxia (2014)

Na cena de abertura de Guardiões da Galáxia (2014), Peter Quill (Chris Pratt) transforma todo o seu redor em um clipe de música, ao som de “Come And Get Your Love”. O Walkman tem um papel importante na história, sendo o único laço do personagem com o seu passado na Terra.

4. Stranger Things

O aparelho de som também teve seu momento na quarta temporada de Stranger Things (2016 – atual), lançada em 2022. Em uma cena emocionante, Max (Sadie Sink) conta com a ajuda de seus amigos para se libertar do Vecna ao som de “Running Up That Hill”.

Os sucessores do Walkman

CD – Discman

O Discman visava oferecer o mesmo conforto do Walkman para os consumidores de CD.O Discman visava oferecer o mesmo conforto do Walkman para os consumidores de CD.Fonte:  GettyImages 

No final dos anos 80, as fitas cassetes entraram em declínio devido à chegada do CD. A Sony lançou o Discman em 1984, oferecendo o mesmo conforto de um Walkman para os novos clientes. No entanto, o modelo não era ideal para corridas ou para usar no carro, pois qualquer movimento brusco interferia na leitura do CD. Em 1922, a empresa introduziu o MiniDisc como um novo formato de áudio.

Mídia digital – MP3/iPod

O iPod revolucionou o mercado de MP3 players.O iPod revolucionou o mercado de MP3 players.Fonte:  GettyImages 

A música em formato de mídia digital consistia em arquivos de áudio em formato MP3 (MPEG 1 Layer-3). Estes podiam ser adquiridos virtualmente, em um tipo de serviço similar ao do iTunes, por meio de CDs (que exportavam a mídia para computadores), ou por sites de download.

Em 1998, foi lançado o primeiro dispositivo de mídia digital que deu origem aos MP3 players e não demorou muito para a Apple anunciar a sua versão, com o primeiro iPod sendo lançado em 2001. Já o MP4 foi a evolução dos dispositivos MP3, tendo como principal diferença a reprodução de pequenos vídeos — sendo considerado um dispositivo multimídia.

Streaming

Os aplicativos de streaming são a nova geração de consumo de música.Os aplicativos de streaming são a nova geração de consumo de música.Fonte:  GettyImages 

Atualmente, aplicativos como Spotify, YouTube Music e Deezer utilizam o formato de transmissão, ou streaming, em que não é necessário armazenar arquivos de mídia em um dispositivo. Com apenas um aplicativo em seu smartphone, é possível acessar produções de centenas de artistas e estilos musicais diferentes gratuitamente.

Muitas pessoas estão voltando a utilizar o Walkman e outros dispositivos dedicados à música, seja para fugir do excesso de tempo de tela ou por nostalgia. O que acha dessa tecnologia? Testaria? Comente nas redes sociais do TecMundo. Até mais!

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: