Rota Gastronômica Pontal do Paranapanema

Nine
Restaurante-Fulo-de-Mandacaru-–-Presidente-Prudente-–-Regiao-Turistica-Sol-do-Oeste-

- PATROCINADO -

Conheça a rota gastronômica

Restaurante Fulô de Mandacaru – Presidente Prudente – Região Turística Sol do Oeste 

- PATROCINADO -

O restaurante comandado pelo casal Lucas e a chef Simone Alessi celebra a cultura do Nordeste, mas tem um toque da cozinha italiana, influência da temporada que ambos passaram no país europeu. Entre as especialidades, destaque para o escondidinho Virgulino Ferreira, que leva purê de macaxeira e costela bovina desfiada na cerveja e o Risoto cabra macho sim sinhô, feito com camarão, azeite de dendê, castanha de caju, pimentões e raspas de limão-siciliano. Para beber, uma sugestão é a tábua de cachacinhas, com degustação de bebidas saborizadas na casa com maracujá, chocolate e café. 

Pesqueiro a Apiário Ferreira Mel – Pirapozinho – Região Turística Pontal Paulista 

O casal Marcos e Tânia Ferreira comandam a propriedade, que reúne apiário, de onde se extrai mel e derivados, além de um restaurante de estilo rústico, rodeado de árvores e todo decorado com peças de antiquário garimpadas por Marcos. As mesas em torno da represa são as preferidas dos amantes da pesca, que podem pescar peixes enquanto saboreiam algumas das sugestões do cardápio. Um dos carros-chefes é a porção mista, com iscas de tilápia e costelinha de pacu fritas, servidas com molho da casa. Há um playground, piscina infantil e a fazendinha Arca de Noé, onde é possível observar e, aos finais de semana, interagir com coelhos e porquinhos-da-índia, entre outros animais. 

Rota das Frutas Exóticas – Narandiba – Região Turística Pontal Paulista 

Há mais de seis décadas, a família Suzuki cultiva em seu sítio uma grande variedade de frutas que vão das tradicionais melancia, manga e abacate, até as exóticas, como lichia, pitaia e longan – de origem chinesa, também conhecida como olho-de-dragão. Há dois anos, a propriedade foi aberta para visitação e oferece café da manhã colonial seguido de passeios de trenzinho pelas plantações. Durante o tour é possível colher e provar frutas direto do pé. 

Pesqueiro Paiano’s – Iepê – Região Turística Pontal Paulista 

Localizado no município que faz divisa com o Paraná, o pesqueiro comandado por Wanderley Paiano atrai os entusiastas da pesca esportiva, que têm a oportunidade de capturar (e devolver) aos tanques espécies como pacu, dourado, pirarara e pintado. A propriedade abriga ainda um restaurante, cujo cardápio é focado em pescados. Um dos carros-chefes é o Peixe na telha à parmegiana, feito com filé de tilápia empanado, coberto por molho de tomate com leite de coco e muçarela. Chega à mesa com arroz branco e salada de folhas e legumes. 

Casa Di Trocchio Vieira – Pedrinhas Paulista – Região Turística Circuito das Nações 

A família de imigrantes italianos Trocchio e Vieira, presentes na cidade há 70 anos, preserva tradições culinárias com destaque para pães, doces e massas. Sob a liderança da matriarca Maria, a produção ganhou reconhecimento após atender uma encomenda de 1000 pães em 2020. As fornadas saem aos sábados e oferecem pães artesanais assados em forno a lenha, que podem ser recheados com panceta, presunto com queijo e tomate ou a gosto do cliente. Há ainda uma variedade de doces, incluindo bolacha de nata e crôstoli. 

Sua Pastelaria – Bastos – Região Turística Circuito das Nações 

- PATROCINADO -

Comandada por Matheus Freire e Hugo Sodré, a pastelaria funciona em um trailer todo colorido e rodeado de luzinhas, instalado em uma praça em frente ao Recinto de Exposições Kisuke Watanabe. A principal atração é um pastel em formato de galinha, que pode ganhar os mais variados recheios. Um deles, o especial, leva carne, tomate, muçarela e ovo cozido. 

Apiário Puro Mel – Tupã – Região Turística Circuito das Nações 

Descendente de imigrantes da Letônia, a família Kempes atua na criação de abelhas e na produção de mel e de seus derivados. Das colmeias espalhadas pela região, extraem-se meles de flores silvestres que estão à venda na loja localizada no distrito de Tupã. A simpática Neyla é quem recebe o público no local e compartilha diversas curiosidades sobre o mundo das abelhas. 

Rancho dos Defumados – Tupã – Região Turística Circuito das Nações 

Carnes defumadas de forma artesanal são a especialidade da pequena empresa comandada pela família Bukolts. Uma boa pedida é a linguiça defumada, receita típica da Letônia que combina carnes bovina e suína. A costela suína, o bacon e o salame de pernil são outros defumados da marca que estão disponíveis na loja instalada na propriedade da família. 

Factory Drinks – Tupã – Região Turística Circuito das Nações 

Comandada pelo bartender Gustavo Franco, a marca oferece serviços de coquetelaria para eventos e tem um bar aberto ao público chamado Quintal da Factory. Instalado em um galpão desde o final do ano passado, o lugar tem um balcão, de onde saem drinques como o Pitaya spritz, que combina o fruto, espumante e mel, e o Quintal, feito com cachaça, limões tahiti e siciliano, lima-da-pérsia e xarope de açúcar. Há ainda um palco, onde se apresentam artistas de diversos estilos musicais. 

Queijos Monte Alegre – Adamantina – Região Turística Sol do Oeste 

Fundada há seis anos, a queijaria é tocada por Franciele Silveira, médica veterinária, e Stefano Júnior, técnico de agropecuária. Após deixar o emprego na associação de produtores de leite, Franciele e o marido Stefano embarcaram na produção de queijos artesanais em sua fazenda. Diante da inviabilidade da revenda em supermercados, optaram por convidar as pessoas a degustar os queijos na própria fazenda, inovando com bolos, cafés e áreas de recepção para visitantes. O lugar produz queijos de vaca e cabra, como o Estrela de Ouro e variedades como minas frescal, nozinho de muçarela, provolone e requeijão. A fazenda recebe visitas escolares durante a semana e promove cafés coloniais aos domingos. 

Le Doc Charcutaria – Presidente Prudente – Região Turística Sol do Oeste 

Carlos Eduardo Bosso, o Cadu, cardiologista em Presidente Prudente, encontrou na produção de embutidos uma paixão. Sua motivação surgiu da escassez de opções saudáveis de embutidos no mercado, considerando suas restrições alimentares. Seus produtos artesanais, sem conservantes ou aditivos químicos, seguem técnicas tradicionais de produção e preservação. Iniciando em casa nos fins de semana, a crescente demanda levou à profissionalização, resultando na fundação da Le Doc, em maio de 2020, um empório de charcutaria. O cardápio inclui copas defumadas, salame cracóvia, lombo defumado, linguiça calabresa desidratada, filetto (filé-mignon suíno) e linguiça portuguesa maturada em vinho tinto. 

Pão Nosso – Presidente Prudente – Região Turística Sol do Oeste 

A padaria, instalada no centro velho de Presidente Prudente, é tocada por Fernanda de Almeida e Gerbes Aguiar desde 2020 e destaca-se pela parceria com produtores locais. Fernanda busca resgatar a tradição da panificação com ênfase em processos naturais e fermentações longas. Entre as sugestões há receitas tradicionais, bruschetta, focaccia, lanches com favo de mel, brownies, bolos e panetones. Toda sexta-feira e sábado, a Pão Nosso recebe uma feira orgânica, promovendo a democratização da comida saudável e do pão artesanal de qualidade. 

Danega Conservas – Presidente Prudente – Região Turística Sol do Oeste 

Lucimara Augusto, conhecida como Danega, equilibra sua carreira de enfermeira com o sucesso de suas conservas renomadas. O negócio começou com pedidos de colegas e hoje a marca é profissional. Há cinco anos sua casa é o principal ponto de venda. Com o apoio do marido Carlos, a produção diversificada de conservas, como batata-doce com conhaque e pastas de banana, atende à crescente demanda. 

Pesqueiro Chácara do Sol – Presidente Prudente – Região Turística Sol do Oeste 

O Pesqueiro Chácara do Sol, situado a minutos do centro de Presidente Prudente, é liderado pelos chefs e proprietários Luciana Yamassaki e Roosevelt Bohac. Adquirida em 2007 após o retorno do casal ao Brasil, a propriedade deu lugar ao pesqueiro em 2017, aproveitando a topografia única. Luciana, apaixonada por culinária desde a infância, traz influências japonesas à cozinha, destacando–se a porção de 1 quilo de tilápia com molho verde de maionese em ponto de glacê. O cardápio inclui variações de pratos com tilápia, como à parmegiana, sashimi e ceviche. O local, apreciado nos fins de semana, oferece bufê aos domingos. 

Mais informações: 

Secretaria de Turismo e Viagens 

Sabor de São Paulo 

Instagram e Threads: @turismoestadosp @saopauloturismo 

Facebook: @turismosp @sp.saopauloturismo 

Twitter: @turismosp @turismoemSP 

TikTok: @turismosp @spturismo 

YouTube: @SecTurismoSP @SãoPauloTurismo 

#TurismoSP #SPPraTodos #SabordeSP 

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: