o que é, quando e onde ver?

Nine
aurora boreal onde ver

- PATROCINADO -

Saiba quais são os melhores lugares do mundo para ver o espetáculo da Aurora Boreal. Entenda o que é o fenômeno que acontece no hemisfério Norte do planeta, como surge e quando é o melhor período para contemplá-lo

- PATROCINADO -

A Aurora Boreal, também conhecida como “Luzes do Norte”, é um fenômeno fascinante da natureza. Uma mistura de luzes brilhantes intensas, com feixes coloridos, que pintam o céu num verdadeiro espetáculo capaz de hipnotizar qualquer pessoa. 

O evento se manifesta durante os meses mais frios do ano nas áreas de alta latitude do Hemisfério Norte do planeta. Costuma se apresentar em tons de verde, azul, vermelho e roxo. Sua visibilidade é maior durante a noite e em áreas mais afastadas das cidades, longe das luzes artificiais. 

Apesar de ser bem imprevisível, existem alguns destinos que aumentam as chances de visualizá-lo. Inclusive, já existem diversos hotéis adaptados – com teto e paredes de vidro – em regiões específicas, especialmente para quem deseja assistir o espetáculo de luzes. 

Um dos países mais procurados é a Noruega, que, além da Aurora Boreal, possui diversos atrativos naturais para quem é apaixonado pela natureza, como os fiordes e o sol da meia-noite. Neste post, vamos explicar o que é o fenômeno, quando ocorre e quais são os melhores lugares para contemplá-lo.

O que é a Aurora Boreal?
Foto: Lightscape / Unsplash

A Aurora Boreal é um fenômeno natural que ocorre nas regiões polares. É causada pela interação entre partículas carregadas do Sol e a atmosfera da Terra. Durante tempestades solares, o Sol libera uma grande quantidade de partículas carregadas chamadas de vento solar ou gás plasma. 

Essas partículas são compostas principalmente de elétrons e prótons.Quando esse gás atinge a Terra, é desviado pelo campo magnético do planeta. Mas algumas dessas partículas são capturadas e enviadas para as regiões polares. 

À medida que se aproximam da atmosfera terrestre, elas interagem com os átomos e moléculas presentes na atmosfera, o que resulta no aparecimento do fenômeno. As cores dependem de qual átomo é atingido e da altitude da colisão. O oxigênio pode criar Auroras verdes ou vermelhas, enquanto o nitrogênio é responsável por produzir Auroras azuis, púrpuras ou violetas. 

Quando muitas partículas carregadas colidem ao mesmo tempo com átomos e moléculas na atmosfera, uma intensa exibição de cores pode ser observada no céu. Essas cores aparecem como faixas brilhantes e ondulantes, dançando no horizonte. Vale ressaltar que o mesmo fenômeno ocorre no Pólo Sul e se chama Aurora Austral.

Quando ocorre a Aurora Boreal?
Foto: Nicolas J Leclercq / Unsplash

- PATROCINADO -

Presenciar o fenômeno da Aurora Boreal não costuma ser uma tarefa fácil, mas existem algumas formas de tentar facilitar esse encontro. Escolher a melhor época é uma delas. A ocorrência do fenômeno está relacionada às estações do ano e às condições atmosféricas. 

Os meses de inverno no hemisfério Norte, de setembro a março, são considerados os melhores períodos. Nos meses de dezembro e janeiro, temperaturas despencam ainda mais, chegando a atingir vinte graus negativos. Durante essa temporada, as noites são mais longas e escuras, criando um ambiente propício para observar as luzes coloridas no céu. 

Ainda assim, recomenda-se acompanhar as previsões e relatórios de atividade solar fornecidos por institutos especializados. Além disso, escolher destinos com céus mais limpos e com menor poluição luminosa também contribui para uma experiência gratificante. 

Quais os melhores lugares para ver a Aurora Boreal?
Foto: v2osk / Unsplash
Noruega

A Noruega é um dos destinos mais populares para a observação da Aurora Boreal devido à sua localização privilegiada, próxima ao Círculo Polar Ártico. Cidades como Tromsø e Alta oferecem excelentes condições para ver o fenômeno, além de uma infraestrutura turística bem desenvolvida. 

Outros lugares indicados para observar o evento são as Ilhas Lofoten, Senja e Svalbard, bem como as cidades de Cabo Norte (Nordkapp) e Narvik.

Islândia 

Com uma baixa densidade populacional e vastas áreas remotas, a Islândia oferece céus escuros e limpos, ideais para a observação desse fenômeno, até mesmo dentro das cidades. Uma dica é ir até o Jokulsarlon Glacier Lagoon, a 250 km da capital, onde é possível observar o fenômeno refletido nas águas congelada.

Finlândia

Com suas extensas florestas e lagos congelados, a Finlândia é outro destino popular para a caça à Aurora Boreal. Cidades como Rovaniemi, na região da Lapônia, oferecem uma experiência única. Kilpisjarvi, Lousto e outras cidades do país também garantem um belo momento. 

Canadá

O Canadá oferece várias opções para a observação da Aurora Boreal, especialmente nas regiões do norte, como Yukon e Territórios do Noroeste. Cidades como Eldmont, Fort Murray, YellowKnife, Whitehorse, Churchill e Athabasca também são ótimos locais. 

A melhor época é entre os meses de setembro e outubro ou entre março e abril. Não deixe de conhecer o Aurora Village, um camping com cadeiras aquecidas e guias em YellowKnife.

Alasca

O Alasca é um dos destinos mais procurados por quem deseja contemplar a Aurora Boreal. O local possui cenários incríveis e verdadeiramente privilegiados. O Parque Nacional de Denali é o lugar mais indicado para avistar o fenômeno. 

Rússia

A península de Kola é considerada um dos melhores lugares da Rússia para avistar a Aurora Boreal. Com seu inverno rigoroso e baixas temperaturas, essa região oferece condições ideais para a ocorrência desse fenômeno natural.

Escócia

A belíssima paisagem da Escócia, com suas construções perdidas em meio a vales verdes, também é um palco incrível para avistar a Aurora Boreal, especialmente na Ilha de Skye, nas terras altas do Norte.

Groenlândia

Considerada a maior ilha do mundo, a Groenlândia também é dona de cenários privilegiados. As cidades de Kulusuk e Ammassalik (Tasiilaq), situadas no sul e leste do país, são destinos muito procurados para aqueles que desejam vivenciar de perto o espetáculo de luzes no céu.

Gostou das nossas dicas? Faça a reserva da sua viagem aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Planeje sua Viagem

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: