Meta vai rotular imagens geradas por IA — mas há uma brecha; entenda

Nine
meta-1-1-695x500.jpg

- PATROCINADO -

Nesta terça-feira (6), a Meta anunciou que vai ampliar sua política de marcação de imagens, vídeos e áudios gerados por inteligência artificial (IA) no Facebook, Instagram e Threads. No comunicado, a empresa explicou que a medida só será aplicada em conteúdos criados por ferramentas parceiras.

Entenda:

  • A Meta vai ampliar sua política de marcação de imagens geradas por IA no Facebook, Instagram e Threads;
  • Conteúdos criados artificialmente com o Meta AI já eram rotulados desde dezembro;
  • Agora, com a nova política, imagens geradas por plataformas como Google, Adobe e Midjourney também serão identificadas – desde que incluam marcas d’água digitais que possibilitem sua detecção;
  • Logo, se um usuário utilizar ferramentas que não possuam a tecnologia, a medida pode ser facilmente burlada;
  • Para combater a brecha, a Meta também vai adicionar um recurso para que os usuários rotulem conteúdos gerados artificialmente.

Desde dezembro, a Meta já rotulava conteúdos criados com sua própria ferramenta, a Meta AI. A partir dos próximos meses, com as mudanças, a empresa pretende incluir também imagens geradas pelo Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney e Shutterstock, desde que “implementem planos para adicionar metadados às imagens criadas”.

Leia mais:

A brecha na nova política de IA

(Imagem: Supatman/istock)

Graças a uma marca d’água digital e metadados incorporados aos arquivos de imagem, é possível detectar se um conteúdo foi criado por ferramentas de IA. Porém, considerando que a tecnologia ainda não foi implementada em todas as plataformas, a nova política da Meta pode ser facilmente burlada.

Em uma tentativa de combater a brecha, a empresa anunciou um recurso adicional para que os próprios usuários rotulem conteúdos gerados por IA: “Exigiremos que as pessoas utilizem esta ferramenta de divulgação e etiqueta quando publicarem conteúdo orgânico com um vídeo fotorrealista ou áudio com som realista que tenha sido criado ou alterado digitalmente, e poderemos aplicar penalidades se não o fizerem.”


Fonte original: OlharDigital

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: