Livraria Cultura fecha loja do Conjunto Nacional

Nine
Livraria-Cultura-fecha-loja-do-Conjunto-Nacional.webp.webp

- PATROCINADO -

Ícone cultural da cidade de São Paulo, unidade da Livraria Cultura Conjunto Nacional, localizada na Av. Paulista, fecha as portas após declarar falência. 

- PATROCINADO -

A loja da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, localizada na Av. Paulista, acaba de encerrar suas atividades de forma definitiva. A notícia foi recebida com muita tristeza pelos apaixonados por literatura e fãs da empresa, que estava funcionando no mesmo endereço desde 1969. Entre os títulos comercializados, estão livros de viagens e expedições, guias, livros fotográficos, científicos e uma infinidade de obras nacionais e internacionais dos mais diversos assuntos. 

Foto: Divulgação

O encerramento das operações acontece após o Tribunal de Justiça de São Paulo ter decretado a falência da marca, em fevereiro deste ano. Apesar de ter obtido uma liminar para seguir com o plano de recuperação judicial, a empresa não conseguiu cumprir suas obrigações financeiras, resultando no fechamento de mais uma unidade.

A livraria está enfrentando problemas financeiros desde 2015 e, no momento, mantém apenas uma loja física em Porto Alegre, além das operações por meio da loja virtual da marca.

Livraria Cultura – 76 anos de história
Livraria Cultura Conjunto Nacional. Foto: Divulgação

Fundada por Eva Hertz em 1947, a Livraria Cultura estabeleceu-se originalmente em um ponto da Rua Augusta, localizado no centro da cidade. Reduto de intelectuais e apaixonados por literatura, também era um dos passeios gratuitos em São Paulo, para quem parava na loja para ver as novidades entre um compromisso e outro. 

Antes da primeira loja, Eva já se dedicava a um serviço de aluguel de livros conhecido como Biblioteca Circulante, como uma forma de democratizar o acesso à literatura. Inicialmente, a empresária trabalhava com a importação de livros da Europa e tinha como público-alvo principal os imigrantes. Com o passar do tempo e a crescente popularidade, passou a comercializar obras brasileiras.

Sua loja mais emblemática foi instalada no Conjunto Nacional, em 1969. Ao longo dos anos, a Livraria Cultura expandiu seus serviços dentro do conjunto, alugando outras lojas e criando estabelecimentos temáticos e exclusivos. Entre esses, destacam-se uma loja voltada para livros de arte e outra direcionada ao público geek.

Além disso, a empresa ampliou suas operações para diversos shoppings de São Paulo, tais como Villa-Lobos, Bourbon e Iguatemi. A empresa cresceu e foi expandindo também com presença em várias outras cidades do Brasil, com lojas presentes em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Gostou das nossas dicas? Faça a reserva da sua viagem aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

- PATROCINADO -

Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Planeje sua Viagem

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: