Um dos maiores sucessos da história dos video games está de volta ao Xbox Game Pass: o quase onipresente jogo da Rockstar Games, GTA V voltou hoje ao catálogo do serviço por assinatura da Microsoft. E o melhor: o título estará disponível para consoles e nuvem, o que significa que vai dar para jogar no celular ou no tablet, por exemplo.
O repentino anúncio pegou todo mundo de surpresa — e olha que a esta altura do campeonato já estamos bastante acostumados com essas surpresinhas da MS. A grande surpresa é que que a versão para Xbox Series X|S também está disponível para os assinantes, além da edição para nuvem.
Com a novidade, os usuários do Xbox Game Pass Ultimate podem rodar GTA V em celulares e até PC fraco. Abaixo, confira como utilizar o game na versão de nuvem.
Como jogar GTA V no celular usando o Xbox Game Pass?
Assinantes do Xbox Game Pass Ultimate já podem jogar GTA V no celular via nuvemFonte: Rockstar Games/Reprodução
Poder jogar novamente este clássico e acompanhar a história de Franklin, Michael e Trevor com visual aprimorado para os consoles da atual geração é uma ótima notícia, mas a cereja do bolo desta vez foi outra. GTA V agora está disponível na nuvem via xCloud, o que significa que você agora pode jogara qualquer hora e em qualquer lugar (desde que tenha uma assinatura ativa do Game Pass, é claro).
Se você gostou de saber que vai poder se aventurar por Los Santos na palma da mão mas não faz ideia de como fazer isto, pode ficar tranquilo. O Voxel montou um tutorial te ensinando a jogar Grand Theft Auto V no Game Pass usando o celular.
1. Baixe e instale o app Xbox Game Pass no seu celular
Fonte: Google/Apple/Reprodução
Para ter acesso à biblioteca de jogos do Game Pass Ultimate e jogar via nuvem, é preciso fazer o download e instalar o aplicativo do serviço da Microsoft no seu celular. O app tem versões para iOS e Android, e você pode baixá-lo nos links abaixo:
2. Faça login com a sua conta Microsoft
Fonte: Xbox/Voxel
Após instalar o aplicativo, é preciso fazer login com a sua conta Microsoft. Obviamente, para ter acesso ao catálogo de jogos para jogar via nuvem, é preciso ter uma assinatura ativa do Xbox Game Pass Ultimate.
Caso não seja assinante, você pode comprar um cartão de um mês ou de três meses de assinatura na Nuuvem, recebendo cashback e com a possibilidade de parcelar sua compra em até 4x sem juros via PayPal ou em até 3x sem juros no cartão de crédito.
3. Abra a lista de jogos em Nuvem
Fonte: Xbox/Voxel
Quando você acessa o app do Xbox Game Pass no celular, por padrão são exibidas três opções de visualização: Nuvem, Console e PC. Como a nossa intenção é jogar GTA V no celular, vamos selecionar a opção Nuvem.
4. Encontre GTA V na lista de jogos
Fonte: Xbox/Voxel
O próximo passo é encontrar o jogo no catálogo de games via nuvem no aplicativo. Você pode fazer isto de duas formas: a primeira é indo até a aba de “Adicionados Recentemente,” onde ficam listados os games que entraram no Game Pass nos últimos dias.
Fonte: Xbox/Voxel
A segunda opção é clicar no botão de busca, representado por um ícone de lupa. Uma caixa de texto será exibida na tela, onde basta você digitar “GTA” para encontrar Grand Theft Auto V no app do Xbox Game Pass.
5. Inicie o jogo
Fonte: Xbox/Voxel
Agora que você já achou o jogo no app, basta selecioná-lo para ver as informações básicas e ter acesso à opção de jogar no celular. Daí é só pressionar o botão verdinho escrito “Jogar” e aguardar a conexão. Para jogar, será necessário usar um controle bluetooth, como o do próprio Xbox ou outros compatíveis com seu aparelho.
Fonte: Xbox/Voxel
Dependendo do dia e do horário em que você tentar acessar o jogo no app do Game Pass, pode ser que haja uma fila de espera para jogar via nuvem. Isto é algo comum de se ocorrer, já que para jogar remotamente é preciso acessar o jogo pelos servidores da Microsoft, que podem estar congestionados.
Use uma boa conexão de internet
Vale ressaltar que para jogar GTA V ou qualquer outro jogo do Xbox Game Pass via nuvem é preciso ter uma conexão de internet estável. Instabilidade de rede pode levar a perdas de conexão, gráficos de baixa resolução e atraso no envio de comandos, ocasionando jogabilidade com lag.