Hoje famosa por arranha-céus que batem recordes de altura, restaurantes de luxo e ilhas artificiais, Dubai guarda também uma área histórica que muitas vezes acaba sendo deixada de lado pelos visitantes que passam pela cidade-estado dos Emirados Árabes.
Uma nova versão do guia Best in Travel, da Lonely Planet, pode mudar essa história: realizar um tour gastronômico e cultural pela chamada Old Dubai está entre as melhores experiências globais em 2026, segundo o material elaborado pelo tradicional título de publicações de viagem.
O guia coloca esse programa em Dubai como uma das suas 50 escolhas essenciais para viajantes no ano que vem, entre destinos e experiências que prometem fazer parte de roteiros inesquecíveis.
Belezas da Dubai antiga
O coração da cidade velha opera às margens do Khūr Dubayy, um braço de água salgada que avança 14 km sobre a terra e é conhecido em inglês como Dubai Creek.
Ali, as cenas são bem diferentes das imagens que o senso comum guarda dos Emirados Árabes: edificações baixas e com arquitetura vernacular compartilham espaço com minaretes e se espraiam diante das águas onde navegam pequenos abras, tradicionais barcos de madeira que funcionam como um táxi aquático para circular de um ponto a outro do riacho salgado.

É nessa parte de Dubai que também funcionam muitos espaços dedicados às tradições locais e, é claro, os restaurantes destacados no guia da Lonely Planet. A dica é começar pelo Distrito Histórico Al Fahidi, onde casas preservadas do século 19 – muito antes das riquezas do petróleo transformarem o panorama do país – hoje em dia abrigam restaurantes, hotéis-boutique e museus.
“Caminhar pelos bairros mais antigos da cidade em um passeio temático de comidas e bebidas oferece um olhar sobre o lado histórico de Dubai, revelando o que nosso autor descreve como ‘um rico mosaico de sabores que moldam a cena culinária diversa que define a cidade hoje’”, comentou Tom Hall, vice-presidente da Lonely Planet.
Destaques gastronômicos de Old Dubai
O guia ressalta a multiplicidade de influências que marcam o cenário gastronômico em Dubai atualmente. Referências vindas de lugares como o Irã, a Índia e o leste da África se juntaram aos elementos locais para criar pratos e sabores singulares que agradam paladares do mundo todo, e encontram na parte antiga de Dubai algumas das melhores experiências para conhecer esse lado da cultura local.
Destaques para uma comida autêntica incluem a Arabian Tea House, que se dedica à culinária tradicional emiradense com receitas familiares, a Jafer Biman Ali Cafereria, com mais de 65 anos de história e famosa por suas opções de sucos ou lanches logo em frente ao Spice Souk (um popular mercado de especiarias), e o Al Ustadi Special Kebab, que opera desde 1978 como o mais antigo restaurante iraniano da cidade.
Para quem busca opções ainda mais sofisticadas, as recomendações incluem o Al Khayma Heritage Restaurant, que tem um Bib Gourmand do guia Michelin; o Bayt Al Wakeel, um restaurante com 90 anos de história de frente para o Dubai Creek com pratos tradicionais da culinária árabe; e as experiências imersivas oferecidas pelo Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum Centre for Cultural Understanding (SMCCU), onde é possível ter uma refeição enquanto os moradores da cidade ensinam mais sobre a cultura e a gastronomia locais (saiba mais no guia da VT sobre Dubai).
Fonte: Newsletter viagemeturismo.abril.com.br


