Cinco meses em cela isolada. Rogério e Deibson estavam isolados no RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) de Mossoró desde setembro de 2023, quando foram transferidos do presídio do Acre para Mossoró. Lá, não tinham direito a saídas para o banho de sol e permaneciam apenas nas suas celas individuais.
Defeito em câmeras. O ministro Ricardo Lewandowski respondeu ontem em Mossoró a questionamentos sobre o defeito constatado em um relatório sobre as câmeras do presídio de Mossoró. “Na minha gestão, nenhuma informação oficial veio a tempo. Se tivesse vindo, teria sido corrigido, obviamente”, disse.
Segundo reportagem do Fantástico, apenas uma imagem da fuga foi registrada — e a qualidade é ruim. Agentes podem ter ficado impossibilitados de monitorar a situação devido à falha no sistema. O caso está sendo investigado.
O ministro afirmou que o episódio não afeta a segurança dos outros presídios federais. Durante viagem à Etiópia, o presidente Lula (PT) disse, sem provas, que “parece que teve conivência com alguém do sistema lá dentro”. “Só faltou contratarem uma escavadeira.”
Eles foram os responsáveis por desencadear a rebelião [no Acre]. São criminosos de alta periculosidade com histórico de crimes violentos, apontados como lideranças de um núcleo da organização mais operacional, responsável pela execução de crimes.
Bernardo Albano, coordenador do Gaeco do MP do Acre