Ex-pastores acusam Universal de obrigá-los a fazer vasectomia: ‘Ameaças’

Nine

Solteiros também seriam orientados a fazer cirurgia. Roque tem um canal no YouTube onde divulga denúncias dos bastidores da Universal. Ele conta que escuta com frequência histórias de que, agora, os pastores solteiros também são obrigados a realizar o procedimento —o que não acontecia em sua época. “Não [fiz a cirurgia], porque na época eu era solteiro e, até então, só casado fazia”, explicou.

Denúncias e ameaças são divulgadas no YouTube. Sávio*, 41, foi pastor na IURD por 16 anos e deixou a igreja em 2019. “Saí porque comecei a questionar as doutrinas da instituição e a manipulação financeira e política que acontece lá”, relatou. Assim como Roque, ele também tem um canal no YouTube em que faz denúncias sobre a IURD. Ambos relatam terem sofrido ameaças devido ao conteúdo que publicam.

Ex-pastores da Universal relatam ter sofrido ameaças
Ex-pastores da Universal relatam ter sofrido ameaças Imagem: Arquivo pessoal

Eles se colocam como a voz de Deus. Quem questionar, está contra Deus. Então, você vai se anulando porque não quer desagradar a Deus.
Sávio

Ex-membros relatam segregação e dependência. O ex-pastor ainda diz que, somado à dependência financeira e emocional da igreja, quem deixa a instituição é chamado de “caído”, “endemoniado”. “Se você tem um comércio, os membros da igreja até param de comprar com você”, conta.

Se Roque não realizou o procedimento, Sávio, por sua vez, diz ter cedido à pressão e feito a cirurgia quando tinha 33 anos. Ele atuou como pastor em 17 cidades e trabalhou nos programas de televisão da Universal, e agora, também processa a igreja.

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem