Empreendedor larga os palcos e investe na música independente 

Nine
Vitor-Cunha-CEO-e-cofundador-da-Magroove

Cumprindo a missão de revolucionar o mercado musical no mundo, Victor Cunha fundou a Magroove, que atingiu mais de 1 milhão de artistas e fãs de música

- PATROCINADO -

Produtor musical e engenheiro de som, Vitor Cunha, conhecia bem as dores de um artista independente dentro do mercado musical. Em 2016, ele fazia parte de uma banda e atuava como produtor em outras, quando decidiu trocar o palco pelo backstage e atuar no gap entre a cena musical local e o grande público. Assim nasceu a Magroove, empresa que atua na distribuição digital de músicas de artistas independentes para as plataformas de streaming. 

- PATROCINADO -

Ao lado do sócio e CTO, o engenheiro mecatrônico Fabrício Schiavo, Vitor fundou a empresa que já alcançou 1 milhão de artistas e fãs de música, presentes em mais de 196 países. “No período onde trabalhei com a produção de outras bandas, acabei entrando em contato com outros mercados de música independente pelo mundo e percebi que as dificuldades eram as mesmas que todos os artistas costumavam enfrentar. Momentos depois criamos um MVP para resolver essa dor e já no lançamento, em meados de 2019, a plataforma já tinha mais de 30 mil artistas cadastrados”, conta Vítor Cunha, CEO e cofundador da Magroove

A empresa, que tem um rigoroso controle de qualidade e não disponibiliza músicas que apresentem algum problema autoral ou plágio, não cobra um percentual do faturamento dos artistas. A Magroove cobra apenas um fee de USD 5,00 proveniente de cada lançamento (álbum, EP, single). E  ainda que o artista não gere receita, a Magroove mantém a música disponível nas plataformas. 

Os diferenciais fizeram a startup, criada em São Paulo, alcançar artistas e fãs de música espalhados em 196 países, dentre eles os principais são dos Estados Unidos e de países europeus, mas contam também com artistas de países como o Togo, que chegam a faturar até 21,5 vezes o salário mínimo do país, com os lançamentos nas plataformas.

A decisão de empreender na Magroove veio após quebrar o pé e ficar impossibilitado de se locomover por cinco meses. “Foi um momento em que eu estava impotente. Eu era totalmente dependente dos outros e não queria sentir isso novamente. Isso me motivou a aproveitar o tempo ao máximo, pude priorizar os meus projetos pessoais e profissionais mais ambiciosos”, confessa o empreendedor.

Aplicativo – Magroove. Foto: Divulgação.

Além da plataforma de distribuição, em 2020, após receberem a primeira rodada de investimentos, os sócios resgataram a ideia embrionária à Magroove e decidiram investir no aplicativo para fãs de música. Diferente das outras ferramentas de descoberta, que recomendam artistas com base na popularidade deles, o app da Magroove recomenda músicas de acordo com elementos musicais chave. O usuário digita a música que gosta na busca do aplicativo e a plataforma, com base em inteligência artificial proprietária, analisa o perfil sonoro daquela música e recomenda semelhantes a ela. Dessa forma, a empresa coloca artistas independentes lado a lado a de ícones da música e entrega um conteúdo realmente relevante aos fãs de música.

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: