Diablo 4: confira nossa análise de acessibilidade

Nine
10175816422372.jpg

- PATROCINADO -

Diablo IV chegou ao mercado sendo extremamente elogiado pelos fãs e pela crítica especializada, trazendo uma pegada cinematográfica, enquanto mantém as raízes que tornaram a franquia tão amada. Mas será que o novo título da Blizzard é acessível para todos os jogadores?

- PATROCINADO -

Essa análise foi realizada com uma cópia de Diablo IV para PC, disponibilizada gratuitamente pela Blizzard.

Antes de prosseguir, gostaria de ressaltar que a acessibilidade se aplica de maneira única para cada pessoa, sendo essas as minhas impressões de Diablo IV como pessoa com baixa visão. Neste texto, meu objetivo é destacar as opções de acessibilidade que estão presentes no jogo e que o tornam mais inclusivo.

Legendas 

As legendas tradicionalmente servem para traduzir diálogos em outros idiomas, mas também são extremamente úteis para pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. Em Diablo IV, elas podem ser personalizadas tanto nas cinemáticas narrativas quanto nos trechos de jogabilidade, sendo possível alterar características como: escala, cor de fundo, alto contraste e opacidade.

Descrição da Imagem: Menus de opções de legendas do jogoDescrição da Imagem: Menus de opções de legendas do jogo.Fonte:  Captura de Tela do PC 

Há apenas uma ressalva sobre esse aspecto do jogo: durante as cutscenes, os nomes dos personagens que estão falando não são indicados nas legendas de diálogo — enquanto aparecem na jogatina. Acredito que esse problema possa ser resolvido em atualizações futuras, já que as indicações de quem está falando são muito úteis para quem acompanha o jogo somente por texto.

Descrição da Imagem: Exemplo de legendas nas CGs do jogoDescrição da Imagem: Exemplo de legendas nas cenas do jogo.Fonte:  Captura de Tela do PC 

Conversão de texto em fala

O jogo apresenta um leitor de tela que, de forma geral, executa a leitura dos menus, chats, inventários, nomes de inimigos, e outros textos do jogo.

A principal função do conversor de texto em fala, como o nome sugere, é deixar o jogo acessível para quem tem dificuldades tanto visuais quanto algum tipo de dislexia, realizando a leitura com um sintetizador de voz.

Descrição da Imagem: Menus com opções de leitor de tela do jogoDescrição da Imagem: Menus com opções de leitor de tela do jogo.Fonte:  Captura de tela do PC 

- PATROCINADO -

Assim como em Hogwarts Legacy, o leitor não foi desenvolvido para funcionar nativamente com o jogo. Dessa maneira, ao invés de utilizar uma solução planejada para Diablo IV, o que ocorre aqui é a implementação do leitor de texto nativo do sistema do console ou do PC.

Essa alternativa não se adapta especificamente às situações apresentadas no jogo, o que pode gerar certas incompatibilidades ou problemas técnicos, dependendo da plataforma utilizada na experiência.

Descrição da Imagem: Cena de gameplay vista de cima de personagens em uma tavernaDescrição da Imagem: Cena de gameplay vista de cima de personagens em uma taverna.Fonte:  Blizzard.com.br 

Os possíveis problemas podem ocorrer principalmente em questões de compatibilidade de idiomas ou, até mesmo, na falha ao tentar ler certos diálogos.

A melhor experiência com o conversor de texto em fala se dá no PC, pois seu sistema está em português, assim como o jogo. Reconhecida automaticamente, a solução da Microsoft é melhor utilizada com um mouse, facilitando a navegação, enquanto os controles podem causar falhas no recurso.

Descrição da Imagem: Menu de criação de personagens do jogoDescrição da Imagem: Menu de criação de personagens do jogo.Fonte:  Blizzard.com.br 

Também no PC, o conversor não lê os botões do controle apresentados nos tutoriais ou menus para confirmar ações. Ao navegar pelos itens do jogo, o leitor simplesmente indica a posição do botão no controle para ser pressionado, como: “pressione o botão de baixo ou de cima para continuar”. No caso, o botão de baixo no controle do Xbox seria o “A”, enquanto o de cima seria o “Y”.

Enquanto nos consoles a indicação possa ser diferente, os jogadores do PC que utilizarem controles podem enfrentar algum nível de estranhamento até se acostumarem.

Tirando essas questões que são super corrigíveis, o leitor funciona muito bem na versão de PC, lendo os enormes textos de forma ágil e compreensível. A meu ver, é um dos recursos que torna o jogo muito mais confortável.

Descrição da Imagem: Menus mostrando opções do leitor de tela do jogoDescrição da Imagem: Menus mostrando opções do leitor de tela do jogoFonte:  Captura de tela do PC 

Conversor de fala em texto

Essa função é muito bacana e, basicamente, transcreve algo falado em voz alta para texto no chat do jogo. Isso é prático para quem tem dificuldade de digitação ou prefere não utilizar o microfone nas missões online.

Tamanho dos textos

Temos três tamanhos de textos disponíveis sendo: “pequeno”, “menor” e o “grande”. Na maior opção, o texto fica enorme, mas, pessoalmente, ainda senti que poderia ser maior. Então, para executar a leitura dos principais textos do jogo, acabei utilizando o leitor de tela.

Descrição da Imagem: Comparação de escala de texo do jogo sendo na esquerda o menor tamanho e na direita o maiorDescrição da Imagem: Comparação de escala de texto do jogo sendo na esquerda o menor tamanho e na direita o maior.Fonte:  Captura de tela do PC 

Porém, um detalhe interessante é que o jogo já utiliza o maior tamanho de texto como padrão. Assim, não é necessário procurar opções nos menus com letras super pequenas para alterar a escala das fontes.

Filtros para daltônicos

Temos uma ótima variedade de filtros de cor no jogo. A intensidade deles pode ser alterada para se adaptar a cada tipo específico de daltonismo — com suporte para protanopia, deuteranopia e tritanopia.

Descrição da Imagem: Menus de opções de dautonismoDescrição da Imagem: Menus de opções de daltonismo.Fonte:  Captura de tela do PC 

Cores de destaque

Tanto o protagonista, objetos interativos, aliados e inimigos têm cores específicas que podem ser totalmente customizáveis para gerar mais contraste com o cenário, se for difícil de enxergar a cor padrão.

Descrição da Imagem: Exemplo de sistema de cores auternativas do jogadorDescrição da Imagem: Exemplo de sistema de cores alternativas do jogador.Fonte:  Captura de tela do PC 

Movimento de câmera

Caso necessário, é possível desligar os movimentos da câmera para quem sente enjoo com tremores e balanços de tela.

Sons de itens

Essa função é sensacional, pois sinaliza sonoramente o posicionamento de itens nos cenários do jogo. Cada tipo de item tem um som específico, que pode ser ligado ou desligado nas configurações.

Por aqui, deixei todos eles ligados, pois me ajudaram bastante na navegação das masmorras. Essa função pode ser muito útil para jogadores cegos ou com baixa visão, mas somente senti falta de um glossário, ou algo do tipo, para que o jogador possa aprender a qual tipo de item cada som é relacionado.

Descrição da Imagem: Cenario interativo dentro do jogo onde toca sons de localização de itensDescrição da Imagem: Cenário interativo no jogo onde toca sons de localização de itens.Fonte:  Captura de tela do PC 

Remapeamento de controles

Essa função é muito necessária para pessoas que utilizam controles alternativos, principalmente os customizados para jogadores com deficiências motoras. Temos o remapeamento completo aqui, além da possibilidade de utilizar mais de um input para o mesmo comando na versão de PC.

Conclusão

Diablo IV se posiciona como o jogo com mais opções de acessibilidade da Blizzard, superando até mesmo Overwatch. Nesse sentido, é válido apontar que o título não é perfeito e que senti falta de alguns recursos, como funções de auxílio de navegação para jogadores cegos.

Contudo, tratando-se de um jogo como serviço com constantes atualizações, não vejo motivos para não termos novas funções de acessibilidade no futuro com o suporte da empresa.

Temos aqui um jogo acima da média no quesito de inclusão, e admito que fiquei bem surpreso com a experiência que tive. Sempre tive dificuldades para jogar os demais títulos da franquia, principalmente pela alta quantidade de textos e inventários, porém, com os diálogos todos dublados e o leitor de tela, as barreiras foram superadas.

Graças à evolução das ferramentas de acessibilidade, agora podemos experienciar Diablo IV de forma mais confortável e intuitiva.

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: