“Bill Gates ordena que o governo substitua alimentos de verdade por alimentos geneticamente modificados para combater a ‘ebulição global'”, diz o texto sobreposto uma imagem que mostra o empresário.
Um texto embaixo da chamada também repete a mensagem. “O fundador da Microsoft, Bill Gates, ordenou aos governos mundiais que substituíssem os alimentos reais por alimentos geneticamente modificados, a fim de combater a chamada ‘ebulição global'”.
Ainda sobreposto à imagem está escrito “Tudo para ‘Salvar o Planeta” e foi colocado a logo do jornal Tribuna Nacional.
Em outra postagem, Bill Gates é chamado até de “terrorista”. “Este presidente não eleito do mundo que pensa que é o dono do planeta ORDENA: Bill Gates ordenou aos governos do mundo que substituíssem os alimentos reais por alimentos geneticamente modificados para combater a “fervura global”. O que é que este terrorista global ainda está a fazer à solta no mundo?”, diz a descrição da postagem.
Por que é falso
Gates não ordenou o consumo de apenas alimentos geneticamente modificados. Em setembro, o fundador da Microsoft participou, por meio de um vídeo de aproximadamente cinco minutos, da 1ª Cúpula Africana do Clima (veja o vídeo abaixo a partir de 2h40min). O empresário apenas contou a experiência de um agricultora no Quênia que conseguiu lidar com a seca e o calor.