O presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discutiram a possibilidade de “pausas táticas” dos ataques em Gaza, segundo a Casa Branca.
Biden e Netanyahu conversaram sobre a evacuação de civis, situação de reféns e envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza em uma ligação durante esta segunda-feira (6).
“Os dois líderes discutiram a possibilidade de pausas tácticas para proporcionar aos civis oportunidades de partirem em segurança das áreas de combate, para garantir que a assistência chegue aos civis necessitados e para permitir potenciais libertações de reféns”, diz o comunicado dos EUA.
O que será de Gaza com uma possível ocupação total do enclave por forças israelenses também foi abordado durante a entrevista. Netanyahu disse que Israel terá “responsabilidade geral pela segurança” sobre a Faixa de Gaza “por um período indefinido” após o fim da guerra contra o Hamas.
“Acho que Israel terá, por um período indefinido, a responsabilidade geral pela segurança, porque vimos o que acontece quando não a temos. Quando não temos essa responsabilidade pela segurança, o que temos é a erupção do Hamas numa escala que não poderíamos imaginar”, disse ele à ABC News.