Um robô autônomo controlado por inteligência artificial (IA) realizou um procedimento odontológico inteiro em um paciente humano em uma velocidade quase oito vezes mais rápida do que um dentista humano. A tecnologia foi construída pela empresa Perceptive, de Boston, nos Estados Unidos, visando concluir procedimentos restauradores de forma mais rápida e precisa do que o tradicional: em apenas 15 minutos.
O sistema usa um scanner intraoral portátil que, por meio de tomografia de coerência óptica (OCT), é capaz de capturar dados em 3D da boca, incluindo dentes, gengiva e nervos sob a superfície do dente.
Segundo estudo publicado na renomada revista Nature, a tecnologia OCT atinge 90% de precisão ou mais para cáries, sem usar a radiação ionizante de outras tecnologias de digitalização, como raios-x ou scanners — que podem ser prejudiciais a longo prazo e atingem apenas 45% de sensibilidade à cárie.
De acordo com a Perceptive, a tecnologia de IA desenvolvida pela empresa usa os dados volumétricos em 3D para conduzir diagnósticos e planejar tratamento de última geração. Isso permite que os dentistas diagnostiquem doenças dentárias mais precocemente e com maior precisão.
Além disso, a tecnologia permite que os dentistas visualizem dados do paciente com maior clareza. Dessa forma, o dentista e o paciente podem discutir juntos o que precisa ser feito no tratamento. Após a tomada de decisão, o robô cirurgião-dentista assume o procedimento, planejando a operação e realizando-a em seguida.
Segundo a Perceptive, o robô é capaz de realizar procedimentos restauradores — como obturações e coroas dentárias — em apenas 15 minutos. Geralmente, esse tipo de procedimento leva cerca de duas horas para ser realizado por um humano, e pode ser dividido em duas consultas.
“Nosso sistema pode preparar os dentes em uma fração do tempo e, como simulamos a geometria de preparação antes de preparar o dente, podemos fabricar a restauração antes de preparar o dente. Essa melhoria no fluxo de trabalho parece permitir uma visita de restauração de 15 minutos com base em nossos testes internos pré-clínicos”, afirma a empresa em seu site oficial.
“Este avanço médico aumenta a precisão e a eficiência dos procedimentos odontológicos e democratiza o acesso a melhores cuidados odontológicos, para melhor experiência do paciente e resultados clínicos. Estamos ansiosos para avançar nosso sistema e ser pioneiros em soluções de saúde odontológica escaláveis e totalmente automatizadas para pacientes”, afirma Chris Ciriello, CEO e fundador da Perceptive, em comunicado à imprensa.
Apesar dos resultados positivos, o robô ainda não foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, e a Perceptive não estabeleceu um cronograma para seu lançamento. Por isso, ainda não há previsão de quando a tecnologia estará disponível para que médicos dentistas e pacientes tenham acesso.
Saúde bucal influencia o bem-estar emocional de idosos, mostra estudo
Fonte: CNN