Combate heroico, violência sexual: Colômbia revisita história das mulheres guerrilheiras

Nine

Justiça ou paredão? 

Segundo analistas locais, o caso aberto pela JEP tem total pertinência, pois busca revelar a verdade sobre uma face da moeda que costuma ficar relegada ao final das guerras, mas parecerá estar construída sobre pilares já conhecidos, que terminam deixando a sensação de que, em geral, os guerrilheiros agiam sob o efeito de um fanatismo cego.

“Nós nos sentimos maltratadas pela JEP, pela Comissão da Verdade e pelos meios de comunicação que querem impor a ideia de que as mulheres na guerra éramos escravas sexuais, objetos para o prazer e que não tínhamos nosso lugar na luta”, diz Arenas, com evidente desgosto. 

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Segundo a ex-combatente, “é nítido que as guerrilheiras lutamos ombro a ombro junto aos homens e participamos com heroísmo das grandes batalhas pela libertação de nosso país”.

Com sessões solenes de ampla difusão que expelem um inconfundível cheiro inovador dos julgamentos de Nuremberg, os anteriores dez macrocasos abertos pela JEP deixaram bastante malparada a guerrilha, apesar de Maria Arenas saudar a decisão da justiça transacional de abordar os abusos em razão de gênero.

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“Ao longo deste processo, teremos a oportunidade de demonstrar à JEP, à Colômbia e ao mundo que as mulheres revolucionárias ocupamos um lugar de honra nas lutas sociais e armadas pelas mudanças”.

A assinante da paz, hoje ativa militante do partido Comunes, agrega que aproveitará a exposição midiática derivada da decisão da JEP de denunciar o que ela considera uma grande hipocrisia: “A Colômbia tem um dos maiores níveis de desigualdade do mundo, que impediram por décadas que as mulheres possam aceder a todos os seus direitos e não vamos deixar que os dedos acusadores se desviem dos verdadeiros responsáveis, as elites que nos governaram por mais de dois séculos”.

As mulheres tinham voz própria

Paula Sáenz deixou de disparar armas para disparar câmeras de fotografia e deixou de andar pela selva para caminhar pelos corredores da Casa de Nariño, sede do governo da Colômbia.

Aprendeu fotografia no monte e quando firmou os acordos de paz de 2016 seguiu usando sua câmera nas ruas de Bogotá, até que as explosões sociais a converteram em uma espécie de repórter dos tropéis, protagonizados por centenas de milhares de jovens fartos do estabelecido. 

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Em 7 de agosto de 2022, quando tomou posse o presidente Gustavo Petro, Sáenz passou a integrar a equipe de imprensa do chefe de Estado. Agora, tirou alguns minutos para falar com o La Jornada.

Desculpa-se por responder tão tarde as perguntas que lhe enviamos “porque estava em ‘trote bravo’ com o presidente lá em Cauca”, mas sua voz se ilumina quando lhe pedimos que nos diga “que era ser mulher na guerrilha”. 

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“Mulheres e homens faziam o mesmo, desde cozinhar e cavar trincheiras até ir ao combate com o inimigo”, diz, advertindo que “isso de que mulheres e homens tínhamos as mesmas possibilidades de ter cargos de direção, é pura conta”. 

Sua vida depois da guerra deu viradas sucessivas e muitas vezes caiu em longas melancolias, mas reconhece que sua passagem pela vida insurgente lhe deixou ferramentas para enfrentar todo tipo de adversidades. “Na guerrilha adquirimos consciência política e terminamos sendo sujeitos políticos, pessoas com voz própria”, assegura.

Este e outros testemunhos se enfrentarão em poucos dias contra os de mulheres que alegam ter sido escravizadas sexualmente pelos comandantes, violadas ou assediadas. Também contra as vozes de jovens que asseguram ter sido 

obrigadas a abortar ou entregar seus filhos recém-nascidos a terceiros. 

As deliberações deste macro caso prometem uma visão mais próxima sobre um universo cheio de estigmas e lugares comuns construídos durante anos nos meios de comunicação, e talvez – como diz Maria Arenas – “terminem pondo as coisas em seu lugar para o bem da verdade e da não repetição”. 

Jorge Enrique Botero | La Jornada, especial para Diálogos do Sul – Direitos reservados
Tradução: Beatriz Cannabrava


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

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