Mais uma boa notícia para Sorocaba! A Santa Casa de Misericórdia deverá assumir, em janeiro de 2024, a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden. A novidade foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Manga, na tarde desta sexta-feira (8), durante coletiva de imprensa no gabinete do sexto andar do Paço Municipal.
Na ocasião, também estiveram presentes os secretários municipais Samyra Toledo, de Governo (Segov); Dr. Douglas Domingos de Moraes, Jurídica (SEJ); Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom) e Luiz Henrique Galvão, de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), além do vereador e presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, ao lado do líder de Governo na Câmara, João Donizeti e mais o presidente do Conselho da Administração da Irmandade da Santa Casa, Padre Flávio Jorge Miguel.
Atualmente, a UPA Éden é administrada pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS), que, após as investigações deflagradas pela Polícia Federal, teve um prazo de aviso prévio estipulado pela Prefeitura até o dia 29 de dezembro para ser substituído, sem causar quaisquer prejuízos à população.
O prefeito Rodrigo Manga também reforçou que a mudança de Organização Social Civil (OSC) à frente da unidade não deixará os atuais trabalhadores da entidade sem assistência. “Embora o Município não tenha responsabilidade legal, o atual Governo tem como uma de suas marcas não deixar desamparados trabalhadores que atuam em instituições a favor da população. Criaremos uma comissão, com diversas secretarias envolvidas, para ajudar na realocação desses profissionais no mercado, seja em outras instituições parceiras ou na iniciativa privada, assim como para buscar meios legais de auxiliá-los na garantia de seus direitos trabalhistas”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.
Nesta terça-feira (12), haverá votação da Assembleia de membros da Santa Casa sobre os trâmites de assumir a gestão da UPA do Éden e, na sequência, a Câmara Municipal aprovará o Projeto de Lei que chancela a transição. O presidente da Câmara, Cláudio Sorocaba, se comprometeu a dar celeridade no projeto, para que seja votado em sessão extraordinária o quanto antes.
A Prefeitura já vinha notificando e autuando a instituição vigente por diversos motivos, como falta de cuidado na zeladoria do prédio, bem como no reflexo do atendimento à população. Assim, tão logo encontrou meios legais para substituir a empresa, procurou entidades renomadas da cidade para assumir a gestão da unidade, como o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI), Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e a própria Santa Casa.
O presidente do Conselho da Administração da Irmandade da Santa Casa, Padre Flávio, pontuou o motivo para firmar a parceria. “Recebemos o convite e já procuramos o parecer jurídico e financeiro para realizar todos os protocolos necessários para o aceite. Por isso, vamos cumprir todas as etapas necessárias. O que nos fez aceitar abrir essa possibilidade é a missão e o cuidado que temos com a população e a saúde de Sorocaba”, disse.
Após todos os trâmites serem concluídos, a Prefeitura de Sorocaba assumirá a UPA Éden no dia 30 de dezembro, administrando a unidade, pelo período de 10 a 15 dias, para, na sequência, a Santa Casa conduzir a gestão.
“Não temos dúvidas da competência e seriedade do trabalho que a Santa Casa vem realizando na cidade, a exemplo da gestão da UPH Leste. Poder contar com a ampliação dessa parceria é, certamente, um presente para Sorocaba”, concluiu o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.