O amor pode ser expresso de diversas formas, mas um estudo publicado no Human Nature mostrou que o do tipo romântico é mais valorizado em todo o mundo quando as pessoas consideram relacionamentos de longo prazo. Isso porque a maioria das pessoas não está disposta a se comprometer com o casamento sem sentir amor pelo parceiro.
Entenda mais sobre o estudo:
- O estudo foi feito na Universidade Nacional da Austrália.
- Ele surgiu quando os pesquisadores estavam interessados em entender por que o amor romântico existe e qual poderia ser seu propósito.
- A pesquisa revelou que a importância do amor na escolha de um parceiro para o casamento varia com base em fatores como gênero, status socioeconômico e o nível de desenvolvimento do país.
- Essas descobertas apoiam a ideia de que o amor funciona como um mecanismo de compromisso, reforçando laços entre os parceiros e ajudando a manter relacionamentos estáveis.
- Os estudiosos destacaram que se o amor romântico promove o comprometimento, então deveria ser um traço universalmente desejado quando as pessoas escolhem parceiros para relacionamentos de longo prazo, como o casamento.
- Pesquisas anteriores mostraram que pessoas em muitos países diferentes classificaram o amor como a característica mais importante em um parceiro de longo prazo.
- Os pesquisadores no estudo atual queriam investigar mais a fundo esse conceito e explorar se certos grupos de pessoas podem valorizar o amor romântico mais do que outros.
“O amor é onipresente nas sociedades modernas, especialmente os tipos de amor que as pessoas vivenciam em relacionamentos românticos. Existe uma teoria evolucionária desde 1988 de que o amor serve para sinalizar e promover o comprometimento com um ente querido. Embora tenha havido alguns estudos que apoiam essa noção, a maioria se baseou em amostras relativamente pequenas em apenas um país”, disse o autor do estudo Adam Bode ao Psy Post.
Para isso, os pesquisadores coletaram dados de pesquisa de 86.310 participantes em 90 países. A pesquisa perguntou aos entrevistados o quão importante era o amor romântico ao considerar um relacionamento romântico de longo prazo.
Os resultados confirmaram que o amor romântico é altamente valorizado em todo o mundo, com a maioria das pessoas expressando relutância em entrar em um relacionamento de longo prazo sem ele.
Apesar disso, os estudiosos confirmaram que pessoas com menor status socioeconômico valorizam mais o amor romântico do que indivíduos mais ricos. Essa descoberta apoia a ideia de que o amor desempenha um papel essencial na manutenção de relacionamentos quando os recursos externos são limitados.
As mulheres também deram mais valor ao amor romântico em comparação aos homens. Essa diferença de gênero foi o efeito mais forte observado no estudo, reforçando a ideia de que o amor desempenha um papel particularmente significativo para as mulheres ao avaliar relacionamentos de longo prazo.
Fonte original: Metropoles.com