Uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores. Os riscos de queda em altura existem em vários ramos de atividades e na construção civil não é diferente.
Pensando nisso, a Regional Sorocaba do Seconci-SP promoveu, na última quinta-feira (17), a palestra “Prevenção de Queda: um compromisso de todos”. O evento, realizado na sede da regional, em parceria com o SindusCon-SP, contou com a participação de cerca de 50 profissionais da área da construção civil.
De acordo com o gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, José Bassili, a ação faz parte da Campanha Queda Zero, lançada em abril deste ano na capital paulista. “Fizemos a primeira palestra no dia 27 de abril, em nossa sede, em comemoração ao movimento Abril Verde. Desde então, estamos percorrendo as regionais para replicar tudo que foi falado no primeiro encontro, com o objetivo de compartilhar conhecimento. Nossa missão é orientar as empresas sobre os cuidados e atenção com os trabalhadores da construção civil, que são nosso maior bem”, explicou.
Ministrada pelo consultor técnico do Seconci-SP, Gianfranco Pampalon, a palestra destacou as principais alterações da Norma Regulamentador (NR) 35 – Trabalho em Altura, sensibilizando os profissionais do SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) e outros profissionais sobre a importância da prevenção de quedas.
“As quedas representam 28% dos acidentes graves e fatais na indústria da construção, seguidas de impacto (24%), choque elétrico (20%) e aprisionamento (12%). O objetivo dessa palestra é apresentar de forma didática ferramentas de gestão que podem ser aplicadas nos canteiros de obras. Nossa intenção é mostrar que o cumprimento da norma é o melhor caminho para assegurar a segurança das obras”, destacou.
Segundo Pampalon, a NR35 passou por um processo de melhoria baseada na simplificação e aplicabilidade. “Hoje, nosso objetivo é estimular as empresas a cumprirem a norma, uma vez que ela contribui diretamente na redução do índice de acidentes e, deste modo, as empresas não ficam vulneráveis no caso de uma fiscalização. Ao prevenirmos acidentes, protegemos o trabalhador, que é a vítima, evitamos danos para as construtoras e também para a sociedade como um todo”, completou.
Segundo o supervisor de segurança da Bonelli Construtora, Bruno Oliveira Alves, a palestra foi muito importante para aprimorar seus conhecimentos. “Sabemos que o principal risco em uma obra é o trabalho em altura, então é muito interessante entender a visão do consultor do Seconci e, com certeza, vamos levar esse conhecimento para os trabalhadores. A parceria que temos com a área assistencial do Seconci-SP também é muito importante, uma vez que a entidade realmente pensa na saúde dos trabalhadores”, observou.
André Armelin, técnico em Segurança do Trabalho da VIC Engenharia, também destacou a parceria com o Seconci. “Essa é uma das melhores parcerias que temos hoje, tanto em treinamentos, quanto em campanhas de saúde. Hoje estamos na região de Sorocaba com um canteiro de obra que vem crescendo e já tem cerda de 300 funcionários. Essa palestra veio agregar para que possamos levar conhecimento para nossos colaboradores”, enfatizou.
Pampalon observou ainda que a adesão à Campanha Queda Zero vem aumentando nas últimas semanas. “Como estamos vivendo um momento pós-pandemia, as empresas estão com um interesse crescente por segurança. Durante a crise sanitária, a gente conseguiu manter um padrão de segurança que permitiu a continuidade das obras e, com certeza, podemos ter esse mesmo empenho na área de segurança. Nas últimas semanas estamos percebendo uma procura maior pelo material do Seconci-SP, que está sendo solicitado até mesmo por outros estados. Por essa razão, acreditamos que esse programa tem tudo para dar certo”, concluiu.
Sobre o Seconci-SP
O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia, otorrinolaringologia e pediatria. Os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames clínicos, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço. A Unidade realiza ainda assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança para as empresas, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de atestados de saúde ocupacional e realização dos Programas de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.
Serviço:
Campanha Queda Zero Seconci-SP
Informações: (15) 3042.1840 ou seconci.sorocaba@seconci-sp.org.br.
Regional: Av. General Osório, 391