Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região homologou mais de 1,2 milhão de reais
No dia 7 de agosto, a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) promoveu, em sua sede, um encontro em parceria com o TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), para marcar a abertura da sexta edição do projeto “Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas”. O evento reuniu cerca de 60 empresários e teve como objetivo conscientizar sobre a importância da conciliação. Além de Sorocaba, a ação foi realizada duas vezes em São José dos Campos e nas cidades de Ribeirão Preto, Araçatuba e Presidente Prudente.
O encontro contou com a participação de figuras importantes, como o deputado federal Jefferson Campos, a deputada estadual Maria Lúcia Amary, o diretor do Concilia Sorocaba, Fabricio Cesar Mena, representando o prefeito de Sorocaba, a presidente do Conselho Superior de Relações do Trabalho da Fiesp/Ciesp e Desembargadora do Trabalho Aposentada, Maria Cristina Mattioli, os desembargadores do TRT-15 João Alberto Alves Machado e Fábio Bueno de Aguiar, entre outras autoridades.
O diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, destacou que essa foi a primeira vez que uma Regional do Ciesp sedia a abertura do projeto. “Somos a primeira Regional do Ciesp no estado de São Paulo a sediar esse encontro. Entendemos que o Ciesp tem o papel de ser um facilitador para que as empresas tenham acesso a um projeto relevante como este de atividade conciliatória”, disse Syllos.
Já o vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador João Alberto Alves Machado destacou a importância do projeto pelo impacto que pode ter na vida das pessoas na tentativa de aproximação entre as partes. ““Falar desse projeto nos remete a uma constatação: ele é muito necessário porque o Brasil tem uma cultura de litígio. Os conflitos existem e não podemos negar, mas é nossa obrigação tentar entregar soluções às partes para solucionar esses litígios. Além disso, a conciliação representa um ganho tanto de recursos humanos, quanto materiais e financeiros. Nessa linha de gestão, TRT-15 tem tentado atuar na solução de conflitos e o diferencial desse projeto é que ele vai até a localidade do conflito, seguindo o conceito do judiciário multiportas”, observou.
A presidente do Conselho Superior de Relações do Trabalho da Fiesp/Ciesp e Desembargadora do Trabalho Aposentada, Maria Cristina Mattioli, destacou o tema da segurança jurídica. “Uma das coisas que temos falando muito na Fiesp e no Ciesp é a segurança jurídica e uma das formas de se obter isso é através da conciliação”, disse.
O projeto “Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas” continuou na tarde e na noite do dia 7/8 com um encontro foi com advogados, na sede da OAB de Votorantim e de Sorocaba. Na terça-feira, 8/8, na Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), a Vice-Presidência Judicial do TRT-15 promoveu um encontro com a comunidade, ocasião em que o diretor do Ciesp Sorocaba foi convidado para fazer parte da abertura. Entre as autoridades presentes no evento estavam a promotora de justiça Cristina Palma, o prefeito de Sorocaba em exercício, Fernando Martins da Costa Neto, o vice-presidente da Câmara de Sorocaba, Luis Santos e o presidente do Sindicato dos Metalúrgico de Sorocaba, Leandro Soares. No período da tarde, foram realizadas as rodadas de audiência de conciliação no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), no Fórum Trabalhista de Sorocaba.
Estiveram em pauta 22 processos de cinco empresas diferentes e foram realizados 12 acordos, resultando em um valor total apurado de R$ 1.288.925,00. Na avaliação do vice-presidente judicial da 15ª, desembargador João Alberto Machado, o resultado apurado nas rodadas de audiências foi positivo, registrando 55% de acordos celebrados.
Sobre o Ciesp
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede central na Avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.
A Regional Sorocaba, que em 2020 completou 70 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar pelo fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.
A entidade oferece assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital.
Outras informações no site www.ciespsorocaba.com.br ou pelos telefones (15) 4009-2900 e (15) 99178-4640 (WhatsApp).