Lollapalooza 2025: PM amplia efetivo com mais de 1,9 mil policiais para garantir a segurança do público

Nine

A Polícia Militar vai reforçar o efetivo de agentes que atuarão para garantir a segurança do público que participará do festival de música Lollapalooza. O evento deve movimentar cerca de 90 mil pessoas por dia, entre 28 e 30 de março, no Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo. A Divisão Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) estará com a delegacia móvel no interior do recinto para o registro de ocorrências e atendimento dos frequentadores.

“A PM está comprometida em intensificar o policiamento na região e garantir a segurança de todos participantes. Com a cobertura de todo perímetro imediato do evento, policiamento dinâmico durante o escoamento do público, garantindo a percepção de segurança nos arredores”, disse o tenente-coronel Carlos Marques, atual comandante do 27° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M).

A operação na região do autódromo começou em 20 de março com patrulhamento ostensivo e preventivo, além da busca de procurados da Justiça e fiscalização de veículos. O efetivo que reforçará a segurança em toda a zona sul paulistana contará com mais de 500 viaturas, entre policiamento de área, unidades especializadas — como choque (Rota, Gate, Cavalaria e Rocam) —, trânsito, comando de aviação e bombeiros.

Conforme o planejamento operacional da PM, o policiamento será intensificado nos dias do evento nas principais vias de acesso ao autódromo, locais de grande circulação, estações de trens, metrô, terminais de ônibus e hotéis.

Além do policiamento preventivo, serão realizadas operações de saturação em pontos considerados críticos, ações de visibilidade e bloqueio para garantir a segurança do público em todo o entorno.

Para agilizar o atendimento de ocorrências, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) contará com uma cabine exclusiva para recebimento de denúncias. O operador terá contato direto com os policiais da área. A quipe do Sistema Olho de Águia também vai auxiliar os policiais com o monitoramento aéreo da região com o uso de drones.

Delegacia móvel terá policiais bilíngues

A Deatur terá uma equipe completa atuando na unidade móvel instalada no interior do autódromo.

O ônibus conta com toda a estrutura para atendimento ao público, além da presença de uma agente feminina para acolher possíveis vítimas e registrar ocorrências, como, por exemplo, em casos de importunação sexual. Todas as equipes de plantão terão pelo menos um policial fluente em espanhol e inglês.

Neste ano, a Deatur instalará painéis digitais com orientações e dicas de segurança para o público. A ferramenta foi usada pela primeira vez no carnaval deste ano, na capital paulista, e auxiliou os foliões com dicas e instruções.

As ocorrências no entorno do autódromo serão direcionadas para a unidade de Polícia Civil da área. A Delegacia do Turista, no Aeroporto de Congonhas, também terá reforço no atendimento nos três dias do festival por causa da grande movimentação de passageiros.

O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), da Polícia Civil, atuará no policiamento preventivo especializado na área externa, com foco nos furtos e roubos de celulares e outros crimes patrimoniais. Além disso, o Serviço Aerotático (SAT) também apoiará as equipes em solo na área do evento nos horários de maior concentração de público.

(via Agência SP)

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: