As inscrições para o primeiro casamento comunitário de 2026 no Distrito Federal estão abertas até 6 de março. A cerimônia, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), está marcada para o dia 22 de março e reunirá casais de diferentes regiões administrativas.
A confirmação da primeira edição do ano foi oficializada com a publicação do Edital nº 02, de 19 de janeiro de 2026, divulgada nesta quarta-feira (21/1) no Diário Oficial do DF (DODF). O documento detalha os critérios de participação, as etapas do processo seletivo e as formas de inscrição.
As inscrições podem ser feitas de forma online ou presencial. Pelo WhatsApp, os interessados devem entrar em contato pelo número (61) 98382-0147, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
O atendimento presencial:
- Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13 – Ceilândia Norte);
- Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II);
- Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9);
- E durante as edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão, às sextas-feiras, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Para participar, ambos os noivos devem ter 18 anos ou mais, residir no Distrito Federal e comprovar hipossuficiência de renda, conforme os critérios do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A renda familiar mensal per capita deve ser de até meio salário mínimo, além da inexistência de impedimento legal para o casamento.
Etapas
A 1ª edição do Casamento Comunitário de 2026 será composta por cinco etapas: inscrição, divulgação da lista de casais selecionados, entrega da documentação nos cartórios, encontro preparatório com ensaio geral e a cerimônia civil, que será realizada em local a ser divulgado posteriormente pela Sejus.
Após a análise dos documentos, os casais aptos serão encaminhados aos cartórios de registro civil indicados pela secretaria para a habilitação do casamento. Os inscritos não selecionados nesta fase poderão permanecer em fila de espera para próximas edições, desde que regularizem eventuais pendências.
“O Casamento Comunitário é uma ação de cidadania que garante direitos, fortalece vínculos familiares e promove dignidade. Cada edição representa a concretização de sonhos e o reconhecimento do Estado na vida dessas famílias”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.
Fonte original: Metropoles.com


