A atriz Cleo Pires revelou nas suas redes sociais que foi diagnosticada com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
À CNN Rádio, no Correspondente Médico, o psiquiatra Mario Louzã, coordenador do Ambulatório de TDAH do Hospital das Clínicas da FMUSP, explicou o que é a doença.
“O TDAH é um transtorno mental que começa na infância e pode ou não persistir na idade adulta, que traz uma série de sintomas”, disse.
Entre eles, está, como o nome diz, o déficit de atenção: “Há distraibilidade muito grande, a pessoa se vê como avoada ou distraída, perde objetos, é desorganizada e se atrapalha com coisas cotidianas.”
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”saude” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”n8U95IIPgkY”
O médico ainda citou a impulsividade e a hiperatividade.
No caso das crianças, aquelas que “não param sentadas” em idades que elas deveriam conseguir.
Já nos adultos, existe a hiperatividade mental: “Quando o pensamento não para e se age impulsivamente.”
O especialista destaca que todas as pessoas podem ter momentos desses sintomas, mas, aquela que possui TDAH, tem “história de vida desse jeito”, o que facilita o diagnóstico.
Os tratamentos são medicamentosos – “que controlam e amenizam os sintomas” – além de procedimentos e abordagens psicológicas e psicoterápicas.
A estimativa da OMS, segundo Louzã, é de que 5% da população infantil e 2,5% da adulta tenham TDAH.
*Com produção de Bruna Sales
Fonte: CNN