Dia Mundial do Hambúrguer: redes da Haliparoferecem iguaria em diversas especialidades

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Enquanto Montana Grill possui linha artesanal ‘tradicional’, Jin Jin e Croasonho têm opções dentro de suas características próprias: Hot Burger e Croaburger

As três versões do Hot Burger, da Jin Jin, fazem sucesso e podem entrar facilmente nas comemorações do Dia Mundial do Hambúrguer (Divulgação)

Maio, 2024 – Reza a lenda que, no Século XIII,Gengis Khan, imperador da Mongólia, viajava o mundo com sua trupe; e, para aguentarem distâncias e terem forças, carregavam pedaços de carne entre as celas e os cavalos. Tal “iguaria” teria dado origem, mais de 300 anos depois, em 1758, a uma espécie de salsicha achatada, na Alemanha. Mais especificamente em Hamburgo, onde foi batizada de “Hamburg Sausage”, em homenagem à cidade. Daí, o surgimento da “tradução” do nome do município para a carne prensada: hambúrguer.

Desde então, a forma progrediu, ganhou os paladares e os corações das pessoas e se transformou em um dos itens mais populares em cardápios dos mais diversos bares, restaurantes e lanchonetes ao redor do mundo. Não à toa, ganhou seu “Dia Mundial”, celebrado todo 28 de maio.

E a Halipar (Holding de Alimentação e Participações) é uma das maiores provas de o quanto a iguaria não apenas evoluiu, mas ganhou diferentes roupagens e versatilidade. No Montana Grill, por exemplo, expert em cortes selecionados de carne, para quem gosta do sanduíche em seu formato tradicional, é possível degustar uma linha com sete burgers artesanais: Montana Salad, Montana Onion, Montana Bacon, Montana Crispy Chicken, Montana Double Cheddar, Montana Cheeseburguer e Super Montana. Todos servidos com fritas Montana ou batata rústica.

O Montana Grill oferece aos clientes uma linha especial artesanal de hambúrgueres; entre eles o Montana Bacon (Divulgação)

Com os “Hot Burgers”, a Jin Jin, maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings, prova que a gastronomia não tem limites ao oferecer um tipo bem específico de hambúrguer, e em três sabores diferentes: Salmão Grelhado (salmão grelhado com cream cheese e cebolinha, bolinho de shari empanado em farinha crocante, cebola roxa, alface e molho barbecue); Shimeji (shimeji, bolinho de shari empanado em farinha crocante, molho tarê, couve crispy e mix de gergelim); e Lombo Empanado (lombo empanado em farinha crocante, bolinho de shari empanado em farinha crocante Panko, salada – cenoura, repolho branco, repolho roxo e molho tártaro – e molho tarê).

Já a Croasonho, rede especializada em croissants recheados, conquistou os clientes com o “Croaburger”, desde 2018, em dois sabores: o Clássico, composto por um suculento hambúrguer de carne bovina, cheddar, alface, tomate e molho parmesão; e o Barbecue, que leva o mesmo hambúrguer bovino, bacon em tiras, cheddar, anéis de cebola, molho barbecue, alface e tomate. Ambos são acompanhados por batatas chips no prato, além, é claro, da deliciosa massa de Croasonho (macia por dentro e crocante por fora).

Croaburger, da Croasonho, virou tradição na rede: está no cardápio desde 2018 (Divulgação)

Números

De acordo com uma pesquisa da Kantar, de 2023, os brasileiros consomem anualmente, aproximadamente 9,2 milhões de unidades de hambúrgueres. Uma média de 174 mil por semana; 25 mil por dia. Já um estudo da Fortune Business Insights aponta que o segmento de hambúrgueres e sanduíches lidera o consumo de fast-foods no mundo. A movimentação corresponde a 36% da demanda do setor, de 862 milhões de dólares (o equivalente a mais de US$ 310 mi). Com projeção de crescer 6% ao ano, até 2028 deve se aproximar da marca de US$ 1,5 bilhão. Na mesma proporção, o consumo da iguaria deve chegar ao montante de 540 milhões de dólares anualmente.

Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 62 Selos de Excelência em Franchising.

Sobre o Montana Grill

O Montana Grill oferece cortes de carne selecionados para quem não abre mão da experiência de um bom churrasco. No cardápio, carnes nobres, suculentas e macias compõem pratos recheados de sabor, da linha Executivos à Grelhados Especiais, além de porções, perfeitas para compartilhar com a família ou no happy hour. A marca já conquistou prêmios como o de Franquia do Ano (PEGN/2022), Melhor Franquia de Alimentação (PEGN/2016 e 2019) e avaliação 5 Estrelas por sua performance, qualidade e pela satisfação do franqueado, também concedido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, além de 20 Selos de Excelência em Franchising, conferidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A rede conta com mais de 110 unidades espalhadas por 13 estados mais o Distrito Federal.

Sobre a Jin Jin

A Jin Jin é a maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings. São aproximadamente 70 unidades distribuídas em oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, nos formatos Praça de Alimentação e Quiosque. Entre os diferenciais da marca, destacam-se a variedade do cardápio oriental e as diversas campanhas promocionais que desenvolve ao longo do ano. Em 2022, completando 30 anos, a marca foi eleita a Franqueadora do Ano pela ABF e recebeu 5 Estrelas na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Soma 22 Selos de Excelência em Franchising.

Sobre a Croasonho

A rede Croasonho, a única do país especializada em croissants recheados, possui mais de 70 lojas, em nove estados mais o Distrito Federal, e atua no mercado com diferentes modelos de negócio: o de rua, presente em pontos centrais das metrópoles, o sistema em praças de alimentação de shoppings, Croa Café e quiosque. O grande diferencial gastronômico da marca são os Croasonhos artesanais, produzidos com massa crocante por fora e macia por dentro e mais de 30 recheios, entre doces e salgados. Em 2022, quando completou 25 anos, a Croasonho recebeu 5 Estrelas na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A marca soma sete Selos de Excelência em Franchising.

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