De acordo com o IBGE, 10,3 milhões de mulheres no Brasil são empreendedoras

Nine

Com muito empoderamento e jogo de cintura, elas estão dominando o mundo

De acordo com o IBGE, 10,3 milhões de mulheres no Brasil são empreendedoras
Com muito empoderamento e jogo de cintura, elas estão dominando o mundo

No Brasil, a taxa de empreendedorismo feminino tem aumentado ao longo dos anos. De acordo com o IBGE, no terceiro trimestre do ano passado, haviam 10,3 milhões de mulheres empreendedoras no país, ou seja mais de 34% dos negócios administrados e desenvolvidos por elas.

Segundo Fernanda Serrano Cechetti, gerente geral do Centro de Distribuição da Rede Bom Lugar Supermercados, que conta com mais de 47 lojas em 12 cidades, o empoderamento gera autonomia para as mulheres. “O empoderamento feminino traz a consciência sobre a autonomia das decisões, ele é importante para que a mulher possa escolher seus próprios objetivos. Enxergar além das limitações que geralmente são impostas por uma cultura ultrapassada, classe social ou até mesmo preconceito de gênero”, afirma Fernanda.

O empreendedorismo feminino tem um impacto significativo no desenvolvimento socioeconômico em nosso país, ele contribui para a geração de empregos, para o crescimento econômico e principalmente para a igualdade de gênero. Para a Juliana Zaia, proprietária de uma das lojas da Rede Bom Lugar, a liderança feminina tem um grande diferencial. “As mulheres conseguem exercer um papel diferenciado na liderança, agindo com razão e emoção no momento em que é necessário. Sabe ouvir, acolher, aconselhar e também corrigir”.

Segundo o Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE), a participação de mulheres em cargos de liderança na administração pública foi de 29% para 34%, somente no período compreendido entre dezembro de 2022 e abril de 2023.

Para Simone Camargo, gerente de duas lojas da Rede Bom Lugar, com determinação, toda mulher pode chegar aonde ela quiser. “Podemos ocupar qualquer cargo e, com isso, diminuir o preconceito em relação ao gênero. Nós abrimos portas para um futuro sem preconceitos na carreira profissional. Eu acredito que qualquer pessoa pode chegar ao cargo que quiser com dedicação”.

Apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam diversos desafios. Como afirma Juliana Zaia, que elencou diversos desses obstáculos que a mulher enfrenta: “equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; desigualdades de gêneros; e, muitas vezes, ser descredibilizada pelo simples fato de ser mulher”. O último tópico é o que a Juliana considera ser o maior deles.

“Sem dúvidas, a maior dificuldade que uma mulher encontra no mercado de trabalho é a falta de credibilidade, o que para a liderança é ainda pior. Algumas pessoas nos consideram incapazes de tomar determinadas decisões pelo simples fato de sermos mulheres, reflexo da cultura em que nossa sociedade foi criada”, reflete Juliana Zaia.

Mulher seu olhar muda o mundo

A Campanha de Dia da Mulher da Rede Bom Lugar deste ano reforça a importância do olhar feminino e o quanto ele tem o poder de mudar o mundo ao redor, com delicadeza, determinação, força e sabedoria.

Em meio à rotina corrida, toda mulher se dedica em apoiar outra mulher. Para a Fernanda, gerente geral da rede supermercadista, é importante não enaltecer a sobrecarga. “O desenvolvimento profissional para as mulheres é um desafio, nós cultivamos um ambiente que capacita e fortalece as mulheres, quebrando preconceitos e estereótipos. Não podemos romantizar a sobrecarga das mulheres que conciliam o profissional, estudos, maternidade, devemos conscientizar a importância do equilíbrio e influenciar de forma positiva as que estão à nossa volta”.

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre sororidade entre as mulheres, fenômeno que pode ser considerado um divisor de águas, pois acaba influenciando outras mulheres a acreditarem em seu próprio poder. “Acredito que inspiramos umas às outras, afinal o que nos move são sentimentos e, se soubermos usar isso, ajudamos outras pessoas serem melhores. Precisamos nos orgulhar por quem somos, independente das outras opiniões. A maior força está dentro de nós, não somos perfeitas e nem precisamos dar conta de tudo, mas precisamos ser respeitadas e acreditar que podemos”.

A empreendedora Juliana reforça sobre a força feminina. “Nunca vai ser fácil, mas é importante não desistir. Lute pelos seus sonhos e desejos, perceberá que tudo vai valer a pena, todos os obstáculos que você vai encontrar só vão te fortalecer”.

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: