Casamento lavanda: relacionamentos “de fachada” viram tendência na web

Nine


Nos últimas dias, vídeos de jovens no TikTok com a tag #LavenderMarriages (em português, “casamentos lavanda”) tem viralizado e despertado a curiosidade dos internautas. A prática propõe a convivência entre duas pessoas sem realmente estarem envolvidos romanticamente.

A psicóloga Cleidiane Souza destaca que o casamento “lavanda” é aquele em que pelo menos um dos parceiros entra na relação por conveniência, aparência social ou até como uma forma de esconder sua verdadeira orientação sexual — não por amor ou desejo genuíno de construir uma vida a dois.

“Às vezes, os dois sabem desse ‘acordo’, outras vezes, um dos parceiros vive numa ilusão, achando que existe um compromisso emocional real ali. E isso, infelizmente, pode trazer muito sofrimento”, destaca.

pai e filha casamento
O casamento lavanda ganhou ainda mais destaque por conta da crise econômica

O casamento lavanda ganhou ainda mais destaque por conta da crise econômica enfrentada por muitos jovens, que têm dificuldades para pagar aluguel, contas e até para conseguir um financiamento imobiliário.

O tiktoker Robbie Scott fez um vídeo procurando candidatas para um enlace desse tipo. O jovem listou possíveis vantagens do relacionamento, como apoio emocional, boa culinária e contas divididas, e foi sincero ao dizer que tinha dívidas.

1 de 6

Estar em um relacionamento saudável envolve uma troca de confiança

Getty Images

2 de 6

Atualmente, existem diversos tipos de relações, monogâmicas ou não

Getty Images

3 de 6

Cada vez mais pessoas se sentem confortáveis para explorar novos tipos de relacionamento

Getty Images

4 de 6

Entretanto, a geração Z parece ainda ser majoritariamente monogâmica

Getty Images

5 de 6

Pesquisas mostram que dormir com a parceria pode melhorar o sono e o bom-humor

Getty Images

6 de 6

Boletos e trabalho acabam com o tesão do brasileiro, segundo pesquisa

Getty Images

“Esse tipo de casamento tem ganhado visibilidade justamente porque, atualmente, as pessoas estão mais conectadas com a liberdade de ser quem são, ao mesmo tempo em que ainda enfrentam julgamentos sociais”, acrescenta Cleidiane.

A especialista ainda destaca que, com as redes sociais, ficou ainda mais comum viver relações por aparência — aquelas que “funcionam bem na foto”, mas são vazias na intimidade, a exemplo desse novo modelo viral.





Fonte original: Metropoles.com

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem