A polêmica está cada vez mais quente nas redes entre os usuários do Airbnb: afinal, se já existe a taxa de limpeza, até que ponto os anfitriões podem exigir que os hóspedes se responsabilizem por arrumar o espaço alugado antes de ir embora?
A verdade é que essa divisão de responsabilidades não vai necessariamente contra as regras de uso do Airbnb – uma dúvida recorrente que a própria plataforma muitas vezes acaba explicando de forma ambígua. Nos dois lados da relação, o termo-chave é bom senso: regras básicas de organização podem, sim, ser cobradas dos hóspedes – mas os anfitriões não estão isentos de receber reviews negativas em caso de exigências pouco razoáveis.
Quais são as regras? Para que serve a taxa de limpeza?
É bom esclarecer essa questão logo de cara: como explicado pelo próprio Airbnb, a taxa de limpeza cobre “apenas o custo da limpeza padrão entre as reservas”.
Esse valor contempla aspectos como lavanderia ou limpeza básica do espaço – com aspirador de pó, por exemplo – mas não inclui o que a plataforma define como “limpeza profunda”: uma lista que envolve aspectos como carpetes sujos, manchas deixadas por animais de estimação ou pratos com restos de comida mofada, entre outras situações pouco higiênicas.
Além disso, a plataforma deixa claro que os hóspedes devem depositar seus resíduos nas lixeiras designadas, o que também abre margem para os anfitriões questionarem (através de reviews negativos ou mesmo de cobranças extras) uma desorganização excessiva do espaço.
Em suma: embora o Airbnb não dê uma lista completa do que é coberto ou não pela taxa de limpeza, já dá para ter uma ideia das suas responsabilidades.
Caso haja cobrança da taxa de limpeza, você não deve se sentir obrigado a fazer faxina completa pela casa ou lavar lençóis e toalhas antes de sair do espaço alugado. Mas lavar a louça, colocar o lixo no lugar certo (e até levá-lo para fora, em estadias mais longas) e evitar sujeiras difíceis de limpar são cuidados esperados de um bom hóspede.
Obviamente, danos mais severos à propriedade ou itens perdidos podem justificar cobranças adicionais – em caso de acidentes, a recomendação é ser honesto e conversar com o anfitrião antes do final da estadia, para evitar uma cobrança com menos chances de se defender. Confira as regras sobre danos.
Fique atento a exigências específicas
Além das regras essenciais do aluguel por temporada, cada anfitrião pode definir algumas exigências extras para a limpeza da propriedade. Alguns pedem, por exemplo, para fazer uma separação específica do lixo em função da coleta seletiva, para não deixar toalhas molhadas espalhadas pela casa ou sobre as camas, ou para não esquecer alimentos na geladeira, entre outras recomendações que podem ser mais fáceis ou difíceis de cumprir.
Em qualquer cenário, é importante que essas regras estejam claramente avisadas no anúncio da propriedade, para que o hóspede tenha todas as informações de antemão – e só faça a reserva se concordar com elas. Pedidos “fora do padrão” por parte dos anfitriões, e que não constam no anúncio original, podem abrir margem para questionamentos justificados junto à plataforma e nas reviews deixadas para futuros hóspedes.
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Fonte: viagemeturismo.abril.com.br