O ator José de Abreu irá voltar aos palcos com a peça “A Baleia”, do dramaturgo americano Samuel D. Hunter, que inspirou o filme homônimo de Darren Aronofsky.
A tradução e a direção ficarão a cargo de Luiz Arthur Nunes. Os dois já trabalharam juntos em outras montagens, como no monólogo “Fala, Zé!” (2006) e na montagem “A Mulher Sem Pecado” (2000), de Nelson Rodrigues.
Abreu recebeu na quarta-feira (3) um email do agente de Hunter com a autorização para começar a trabalhar na adaptação da montagem para o português.
“Faz muito tempo que eu não enfrento um desafio no teatro. E quando eu vi o filme, fiquei cismado. Fui ler sobre [a obra] e vi que era uma peça [originalmente]. Fiquei com essa coisa na cabeça”, diz Abreu à coluna.
O longa narra a história de Charlie, um homem obeso e professor de redação que tenta se reconectar com sua filha adolescente. Brendan Fraser venceu o Oscar de melhor ator pelo papel, e o filme também levou a estatueta de melhor maquiagem.
“Vai ser um desafio, mas eu estou disposto a encarar. E vai ser um trabalho difícil [na parte] de maquiagem. Será quase que inédito no Brasil. Tenho 90 quilos, vou ter que passar para 300 quilos [para interpretar o personagem]”, brinca Abreu.
O ator conta que andou conversando com o maquiador mexicano Martín Macías, que recentemente trabalhou na série “Betinho” (Globoplay), para assumir a função, mas a parceria ainda não está fechada.
A expectativa é que ele use próteses no rosto para viver o personagem nos palcos. “Serão algumas horas de maquiagem, mas acho que a peça vale a pena. É muito bonita.”
O projeto, agora, entrará em fase de produção. Ainda não há data de estreia.
com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.