31/1 A Companhia Brasileira de Ópera de Câmara apresenta Gabriella Pace em Lamento d’Arianna e a Voz Humana

Nine
6 Views

A Companhia Brasileira de Ópera de Câmara propõe uma nova maneira de ouvir, ver e sentir a ópera

Gabriella Pace em
Lamento d’Arianna e a Voz Humana

O programa traz um encontro raríssimo entre dois universos expressivos separados por três séculos,

mas unidos pela mesma busca: a voz como território absoluto de verdade humana, um programa que aproxima

o nascimento da ópera, com Claudio Monteverdi, da modernidade pungente de Francis Poulenc.

Dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, no Teatro B32

Gabriella Pace.

Companhia Brasileira de Ópera de Câmara nasce do desejo de colocar o intérprete no centro da concepção do espetáculo. Elafoi criada paracelebrar a potência dramática da voz, aproximar o público de obras que transformaram a história e propor pontes entre tradição e contemporaneidade. Por ser concebida para um número reduzido de músicos, a ópera de câmara pode ser montada em palcos menores, ampliando a acessibilidade do público ao gênero, sem perder a sua profundidade artística.

“Nosso objetivo é constituir uma companhia de repertório de excelência, que respeite integralmente a obra do compositor e trilhe uma trajetória que homenageia o passado, dialoga com o presente e projeta um futuro mais ousado, inclusivo e autenticamente humano”, declara Vitor Philomeno, idealizador do projeto inédito no país.

Companhia Brasileira de Ópera de Câmara inicia sua temporada apresentando La Serva Padrona e La Contadina (1765), a partir de 21 de janeiro, no Teatro B32. O projeto reforça a relevância da colaboração artística, reunindo cantores, músicos, diretores, orquestras e instituições parceiras, como o Teatro B32 e a SP Chamber Orchestra, que acompanham a companhia desde sua concepção. A iniciativa chega para fortalecer e valorizar a cena da ópera de câmara no Brasil.

O programa traz um encontro raríssimo entre dois universos expressivos separados por três séculos, mas unidos pela mesma busca: a voz como território absoluto de verdade humana, um programa que aproxima o nascimento da ópera, com Claudio Monteverdi, da modernidade pungente de Francis Poulenc.

O concerto abre com momentos essenciais do primeiro grande mestre do teatro musical, Claudio Monteverdi — compositor que, no início do século XVII, consolidou a ópera como forma dramática. Trechos como Lamento della Ninfa, Lamento d’Arianna e episódios do Combattimento di Tancredi e Clorinda revelam um mundo onde palavra, gesto e afeto se fundem num teatro íntimo, direto e profundamente humano. São obras que fizeram da voz o centro irradiador da emoção e que permanecem entre os pilares da dramaturgia musical ocidental. Em diálogo com esse passado fundador, o programa apresenta A Voz Humana, de Francis Poulenc — um dos mais impactantes monodramas do século XX. Com texto de Jean Cocteau, a obra coloca em cena uma mulher em sua última conversa telefônica com o amante que a abandona. Em uma única voz, acompanhada apenas pelo piano – original do compositor, Poulenc revela abismos emocionais, vulnerabilidade, desejo, lucidez e desespero. É ópera reduzida à sua essência: uma alma diante do público.

Sobre Gabriella Pace

Soprano brasileira, considerada uma das maiores vozes do canto lírico no país. Ao longo de sua carreira, interpretou papéis de destaque em óperas clássicas, como a protagonista de A Menina das Nuvens (Heitor Villa-Lobos), Jenůfa, Fiordiligi em Così fan tutte, Pamina em A Flauta Mágica, Liù em Turandot, Titânia em Sonho de uma Noite de Verão, entre outros. Além de sua atuação no Brasil, Gabriella participou de festivais na Europa, consolidando-se como uma artista de reconhecimento nacional e internacional.

Sobre Vitor Philomeno

Profissional multifacetado da música erudita no Brasil — pianista, coach/vocal coach, e agente artístico. Ele ajuda a formar e apoiar cantores líricos, além de participar ativamente de produções e concertos. Por causa disso, seu nome aparece em recitais, colaborações musicais e como organizador com atuação relevante no meio da ópera.

Sobre Ira Levin

Ira Levin é um pianista, maestro e arranjador americano, formado pelo Curtis Institute sob orientação de Jorge Bolet. Vencedor do American National Chopin Competition, construiu carreira internacional como solista e regente, atuando em teatros como a Deutsche Oper am Rhein e a Bremen Opera. No Brasil, foi diretor musical do Theatro Municipal de São Paulo e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Também é reconhecido por suas transcrições e arranjos amplamente executados no repertório pianístico e orquestral. Nesta apresentação tocará o piano do Poulenc, original do compositor.

Sobre Pablo Maritano

Pablo Maritano nasceu em Buenos Aires, em 1976, e formou-se em Belas Artes na Escola Superior Ernesto de la Cárcova e em Direção de Ópera no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón. Ele é considerado um dos mais importantes diretores de cena de ópera de sua geração, reconhecido por montagens de repertório historicamente diversificado — do barroco ao contemporâneo. Já dirigiu dezenas de produções premiadas na Argentina e também em outros países da América Latina e Europa; entre seus prêmios estão o Premio Konex 2019 e o Prêmio Internacional de Crítica chileno.

Serviço

  • Lamento d’Arianna (1608), de Monteverdi
  • A Voz Humana (1958), de Poulenc.
  • Com: Gabriella Pace
  • Direção Musical: Ira Levin
  • Direção Cênica: Pablo Maritano
  • Figurino: Antonio Rabádan
  • Contínuo: Vitor Philomeno
  • Viola da Gamba: Cadu Souza
  • Teorba: Silvana Scaranci
  • Gênero: ópera de câmara
  • Idioma: Italiano e francês com legenda em português
  • Duração: 80 min
  • Recomendação: 16 anos
  • Datas: 31 de janeiro, às 20h. 01 de fevereiro, às 18h.
  • Ingressos: entre R$ 30 e R$ 150
  • Vendas online: https://teatrob32.byinti.com
  • Bilheteria:  segunda a sexta, das 14h às 18h, e 1 hora antes de cada evento

Teatro B32 | 490 lugares

Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 3732. Itaim Bibi, São Paulo 
Acessibilidade: Sim

TAGS:
Compartilhe esta história
Deixe um comentário

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem