10 pratos típicos da Espanha

Nine

Quando o objetivo é mergulhar de cabeça na cultura de um destino de viagem, nada melhor do que começar pela culinária. A Espanha é rica em pratos cheios de história e de sabor. Confira a seguir dez dicas para conhecer o país pelo paladar.

1. Paella

paella-espanhola
Paella: o prato mais icônico da culinária espanhola é mais complexo do que você pensa (Pixabay/Reprodução)

O prato mais famoso da cozinha espanhola é a paella – que pronuncia-se paêia por lá (e não paeja, como diriam nossos vizinhos argentinos). Típica da Valência, a paella tradicional leva coelho e frango na preparação, além do arroz como base. Tem também a opção com frutos do mar. O costume dos espanhóis é comer o prato apenas no horário de almoço, por isso, programe-se para experimentá-la durante o dia.

+ Pallena na Espanha: 10 lições antes de comer

+ Onde provar paella em diferentes versões em São Paulo

2. Tapas

tapas-espanholas
Opção barata e eclética, as tapas podem ser feitas com quase qualquer ingrediente (Agent J/Unsplash)

Outro clássico espanhol são as tapas. Dá para achar em qualquer canto do país, mas na região de San Sebastián, no norte, ganharam toques sofisticados e entraram para a alta cozinha. Seja em pratos mais refinados ou em um tradicional boteco, tem opções para todos os paladares: os petiscos incluem anchovas no azeite, saladas de tomate, batatas fritas ao molho, lulas à dorê e espetinhos com aspargos e frutos do mar. Tudo acompanhado de pãezinhos crocantes e bebidas.

+ 10 mitos e verdades sobre as tapas espanholas

3. Papas bravas

papas-bravas
Batatas fritas com molho picante podem não parecer especiais à primeira vista, mas o tempero espanhol traz um ar único a uma receita conhecida (Pixzolo Photography/Unsplash)

As patatas bravas que, aliás, podem fazer parte do menu de tapas, são tradicionais na Espanha. Nada mais são que batatas fritas com molho picante, mas o sabor é marcante. É comum encontrar batatinhas (picantes ou não) à venda pela rua, muitas vezes nos chamados cucuruchos – cones de papel ou papelão (o formato lembra uma casquinha de sorvete) repletos de fritas, podendo conter também algum molho ou outro quitute.

4. Tortillas

tortilla-espanhola-ovo-batata
Simples e tradicional, tortilla pode alimentar a qualquer hora do dia (blackieshoot/Unsplash)

Uma opção tradicional que também é simples, mas cheia de detalhes, são as tortillas. Os puristas defendem que esse tipo de omelete seja feito apenas com batatas e ovos, mas versões modernas ganham pimentões, cebolas e o saboroso chorizo.

5. Cozido madrilenho

cozido-madrilenho-prato
Grãos de bico são o diferencial desse ensopado típico da capital (Diario de Madrid/Wikimedia Commons)

Na capital Madrid, faz sucesso o cozido madrilhenho. Com grão-de-bico, carne, bacon e legumes, o prato encorpado agrada o paladar e já sustenta uma tarde de passeios pela cidade.

6. Gazpacho

gazpacho-espanha
Uma sopa fria pode causar estranheza para os não iniciados, mas o calor do verão espanhol certamente fará você pensar novamente (Bakd&Raw by Karolin Baitinger/Unsplash)

Para refrescar dias quentes, que não faltam nas áreas mais desérticas do país, especialmente durante o verão, a saída culinária é o gazpacho. É uma especialidade da Andaluzia, onde nos piores dias a temperatura pode beirar os 40ºC. A sopa de tomate é servida fria e o sabor é complementado por outros legumes.

7. Bacalhau ao pil-pil

bacalhau-ao-pil-pil-bacalao
Apreço ao bacalhau não é exclusividade portuguesa (Jun/Wikimedia Commons)

Embora esse peixe remeta imediatamente a Portugal, no País Basco, norte da Espanha, um prato especial é o bacalhau ao pil-pil. Com azeite de oliva e alho, o prato tem como característica marcante a emulsão de azeite com o gel do bacalhau, o que gera um molho cremoso.

+ Conheça também a tarta basca, a torta de queijo espanhola que ganhou o mundo

8. Churros

churros-com-chocolate-quente
Churros (sem recheio) com chocolate quente são outro clássico, agora no mundo dos doces (Oscar Nord/Unsplash)

Para quem não volta de viagem antes de experimentar as melhores sobremesas locais, a pedida mais tradicional são os churros. A versão abrasileirada leva doce de leite, mas, na terra dos churros, o comum é servi-los sem recheio, junto de uma caneca de chocolate quente.

9. Turrón

turron-espanhol-torrone
O turrón segue o mesmo princípio do torrone que se encontra em algumas partes do Brasil, mas receitas locais podem variar (Jonathan Pincas/Wikimedia Commons)

O turrón é uma espécie de rapadura espanhola: o doce leva pasta de caramelo, amendoim e claras de ovo. Lembra algumas receitas do torrone que você pode encontrar também no Brasil, mas, como cada lugar tem seu próprio ingrediente especial, tanto a consistência quanto o sabor podem variar bastante de acordo com a região e até mesmo a cidade.

10. Ensaimadas

ensaimada-espanhola
Em Mallorca, não deixe de provar as ensaimadas (Popo le Chien/Wikimedia Commons)

Nas Ilhas Baleares, as ensaimadas são a marca registrada. É uma rosca doce feita com farinha, água, ovos, açúcar, massa madre e gordura de porco, com açúcar polvilhado por cima. Você pode estranhar a menção à banha, mas ela é fundamental para o preparo e para o nome: saïm, em catalão, é justamente o termo utilizado para se referir à gordura suína que ajuda a dar sabor e textura para o produto.

+ Veja outras 8 delícias para provar nas Ilhas Baleares

Leia tudo sobre Espanha


Fonte: Newsletter viagemeturismo.abril.com.br

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: