Moscas são atraídas pela cor azul; pesquisadores descobriram o porquê

Nine
housefly-g7424b8aca_1920.jpg

- PATROCINADO -

De acordo com cientistas, as moscas picadoras (aquelas que podem transmitir doenças ao picar humanos) são atraídas por objetos azuis porque confundem a cor com um animal que poderia servir de alimento.

- PATROCINADO -

O estudo foi publicado nesta, quarta-feira (28), no “The Royal Society Publishing”.

A descoberta é importante, pois pode tornar as armadilhas para moscas mais eficazes e ajudar no combate das doenças transmitidas por esses animais, como a doença do sono, por exemplo.

O pesquisador que liderou o estudo, Roger Santer, do departamento de Ciências da Vida da Universidade de Aberystwyth, disse ao jornal The Guardian que estudos de campo mostram há muito tempo que as moscas são atraídas pela cor azul. Por isso, as armadilhas em todo o mundo para capturar o inseto já são feitas desta cor.

“Mas por que as moscas picadoras são especialmente atraídas pelas armadilhas azuis tem sido um verdadeiro enigma para os pesquisadores”, disse ele.

Os pesquisadores, então, desenvolveram redes neurais artificiais que imitam o processamento visual do cérebro das moscas picadoras – como a mosca tsé-tsé, que transmite a doença do sono; a mosca-de-estábulo e a mosca-de-cavalo, que tendem a transmitir doenças em animais rurais.

As redes neurais artificiais foram treinadas para distinguir animais da folhagem no ambiente e sombras nas superfícies, usando apenas as respostas presentes nos olhos das moscas. Em seguidas, as redes teriam que classificar as armadilhas azuis.

Enquanto as redes neurais detectaram as sombras por falta de brilho, o reconhecimento de animais envolveu as respostas dos fotorreceptores sensíveis às cores azul e verde. Por isso, as armadilhas azuis foram confundidas com animais.

O resultado levou a equipe a concluir que objetos azuis se assemelham a potenciais hospedeiros para as moscas.

“Se pudermos entender os mecanismos que atraem moscas para armadilhas coloridas, podemos melhorar a cor dessas armadilhas para que elas capturem moscas com mais eficiência. Este é um objetivo realmente importante porque diferentes espécies de moscas picam espalham doenças entre humanos e animais, então o controle de moscas é uma parte importante do controle de doenças”, disse Santer ao The Guardian.

*Publicado por Fernanda Pinotti

- PATROCINADO -

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: