Após sucesso de público na estreia, Anamnesis – filme em realidade virtual – volta para Sorocaba

Nine

Nos últimos anos, o artista multidisciplinar sorocabano Robson Catalunha vem se dedicando à criação de experiências imersivas em espaços não convencionais que mesclam arte e tecnologia. “Anamnesis”, novo trabalho fruto dessa investigação, foi sucesso de público na estreia realizada nos dias 16 e 17/11, em Sorocaba. Sucesso que se repetiu no 32º Festival Mix Brasil, que aconteceu no final de semana seguinte, em São Paulo. De volta à cidade, o curta contará com sessões gratuitas nos dias 30/11 e 01/12, no Parque da Biquinha.

“Anamnesis” dá continuidade a uma pesquisa iniciada por Catalunha em “O Híbrido”, trabalho criado a partir de referências como “A Metamorfose”, de Kafka, bem como teorias do comportamento e mutações genéticas, que resultou em uma performance sobre um homem-planta, que estreoy em Nova Iorque, no The Watermill Center – laboratório de criação do diretor norte-americano Bob Wilson – em 2018. O projeto também foi apresentado na África, em Mindelo e, na Europa, em Zagreb e Budapeste.

Em 2021, de volta a Sorocaba, o artista adaptou a performance para um filme em realidade virtual, visto em mais de 20 países, com destaque para participações nos festivais de Cannes (França), Torino (Itália), Santiago (Chile). O curta também foi indicado ao Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), pelo caráter tecnológico inovador.

Em “Anamnesis”, dando continuidade às pesquisas, Catalunha partiu da seguinte questão: o que é e o que pode ser um corpo? A inspiração, segundo o artista, veio de uma notícia sobre um experimento científico em que genes humanos e genes de porcos foram utilizados para a criação de um embrião, que se desenvolveu por cerca de três semanas e levou a criação da personagem principal: um homem-porco.

Em grego, “Aná” significa “trazer de novo”, e “Mnesis”, memória. Se, para os gregos, a memória era um dom sobrenatural, no campo da medicina, a anamnese está relacionada ao fato de relembrar fatos e sintomas que causam alguma alteração no corpo. Em alusão aos termos, no roteiro do filme, a personagem principal, se encontra com outros seres (humanos, híbridos e fantásticos), em uma narrativa não linear, composta por memórias, questionamentos e personagens que remetem ao âmbito da filosofia, da mitologia, da indústria farmacêutica, das religiões de matrizes africanas e das intervenções cirúrgicas.

A produção conta com artistas de Sorocaba, como a produtora Sttefania Mendes, o cineasta Bruno Lottelli, o diretor de arte Felipe Cruz e, no elenco, nomes como Hamilton Sbrana, Andreia Nhur, Daia Moura, Gui Miralha, além de participações especiais dos artistas indígenas Gilmara Gonçalves, Reginaldo Trema e Darli Soares. O curta também conta com participação de artistas convidados, como os franceses Tez e Chloé Bellemère; da atriz lituana Inga Galinyte; e a ilustre participação de Bob Wilson.

A escolha pela realidade virtual visa oferecer ao público a possibilidade de escolher, dentro dos 360 graus, aquilo que ele quer observar, permitindo com que cada pessoa crie uma narrativa diferente, a partir das suas próprias percepções e daquilo que escolhe observar.

SERVIÇO – EVENTO GRATUITO
DATA: dias 30/11 e 01/12 (sábado e domingo)
HORÁRIO: Sessões às 14h, 14h30, 15h, 15h30 e última sessão às 16h00
ENDEREÇO: Parque da Biquinha, Av. Comendador Pereira Inácio, 1112 – Jardim Vergueiro – Sorocaba/SP
MAIS INFORMAÇÕES: @anamnesis_vr

Compartilhe esta história
Deixe um comentário

Apoios

50 Receitas Fitness

Curso de Massagem

Baixe o Aplicativo do NINE!

Um portal que vai te apresentar experiências em Turismo, Música, Gastronomia e muito mais.

Para acessar no celular, baixe o App do NINE.

Para IPHONE,
Clique em: